Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1891
Title: Educação financeira e a publicidade : Proposta didática para o 2º e 3º ano de escolaridade
Authors: Fonseca, Lina Maria Dias da
Tomé, Luísa Lopes da Silva
Keywords: Educação financeira
Matemática
Publicidade
Consumo
Proposta didática
Financial education
Mathematics
Advertising
Consumerism
Didactic proposal
Issue Date: 8-May-2017
Abstract: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). A prática foi desenvolvida numa escola de 1.º ciclo no distrito de Viana do Castelo, num 2º e 3º ano de escolaridade ao longo de quinze semanas. O projeto de investigação desenvolvido tem como tema central a Educação Financeira, sendo que a proposta didática se focou na influência da publicidade no que diz respeito ao ato de consumo. O estudo envolveu a participação de 12 alunos do 2º e 3º ano e pretendeu desenvolver conhecimentos dos alunos sobre a edução financeira e um olhar crítico no que concerne à publicidade. Para orientar o estudo definiram-se as seguintes questões: 1) Que conhecimentos manifestaram os alunos sobre a Educação Financeira?; 2) Em que aspetos se focaram quando analisaram a publicidade?; 3)Em que se basearam os alunos para tomar decisões?; 4)Que significados atribuíram os alunos aos conceitos trabalhados?. Com a sequência de tarefas implementada e analisada pretendeu-se ajudar os alunos a alcançar os seguintes objetivos: a) Estabelecer a diferença entre “necessitar” e “querer”; b) Distinguir e exemplificar despesas necessárias e despesas supérfluas; c) Compreender a noção de rendimento; d) Compreender a moeda enquanto meio de pagamento; e) Simular pagamentos e efetuar trocos com notas e moedas; f) Reconhecer a importância de notas e moedas para adquirir bens; g) Reconhecer criticamente a compra por impulso; h) Analisar publicidade; i) Tomar decisões fundamentadas. Tendo em conta as questões de orientação e os objetivos definidos optou-se por um estudo desenvolvido no paradigma interpretativo, seguindo a metodologia qualitativa e o método descritivo e interpretativo, com objetivo exploratório. A recolha de dados foi realizada através de observação participante, questionários, meios audiovisuais e documentos dos alunos produzidos durante a realização das tarefas. Para a análise dos dados foram definidas categorias que tiveram por base as questões orientadoras. Após a análise dos resultados constatou-se que o envolvimento da Educação Financeira nas escolas é uma mais-valia para a formação dos futuros cidadãos, na medida em que são dadas as bases para que os alunos possam desenvolver capacidades e confiança para tomar decisões e fazer escolhas refletidas/ conscientes em relação ao seu bem-estar financeiro (OCDE, 2006).
The following report was conducted within the framework of the Pedagogic Supervised Practise II (Prática Pedagógica Supervisionada II – PES II). This practice was developed in a Primary School of the district of Viana do Castelo, with Second and Third Grade level classes over a period of 15 weeks. The ensuing research project has as its main theme Financial Education and the Didactic Proposal focused on the influence of advertising upon the act of consumerism. The study involved the participation of 12 students of the Second and Third Grade and intended to develop students' knowledge concerning Financial Education and a critical eye towards advertising. For this study the following guidelines were defined: 1) What knowledge did the students express concerning Financial Education?; 2) In which aspects did they focus when they analysed the advertisements?; 3) In what did the students base themselves when it came to making decisions?; 4) What meanings did the students assign to the concepts they worked with?. The intention of the implemented and analysed sequence of tasks was to help students achieve the following objectives: a) To establish the difference between "needing" and "wanting"; b) To distinguish and exemplify necessary expenses and superfluous expenses; c) To understand the concept of income; d) To understand currency as a means of payment; e) To simulate payments and make change with bills and coins; f) To recognise the importance of bills and coins to purchase goods; g) To critically recognise impulse buying; h) To analyse advertising; I) To make informed decisions. Taking into account the orienting guidelines and the defined objectives we opted to develop the study in an interpretative paradigm, following the qualitative methodology and descriptive and interpretive method, with an exploratory objective. Data collection was performed through participant observation, questionnaires, audiovisual media and documents produced by the students during the tasks. Categories were defined for the analysis of the data, based on the orienting guidelines. After the analysis of the results it was concluded that the integration of Financial Education in schools is an asset for the development of future citizens, considering that the students are given the foundation so they can develop the skills and confidence to make decisions and make conscious and pondered choices when concerning their financial well-being (OCDE, 2006).
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1891
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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