Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1894
Title: A Criança e a motricidade fina : Desafios e estratégias de intervenção na Educação Pré-Escolar
Authors: Santos, Fernando de Sousa Ferreira dos
Cunha, Ana Francisca Faria da
Keywords: Motricidade fina
Articulação
Áreas de conteúdo
Desafios
Educadora estagiária
Estratégias pedagógicas
Fine motor skills
Articulation
Areas of content
Challenges
Educator
Pedagogical strategies
Issue Date: 19-Jun-2017
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado de Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Este relatório apresenta-se dividido em três partes: capítulo I em que se referem as caracterizações do agrupamento, jardim de infância e grupo de crianças; capítulo II direcionado para o estudo onde é apresentada uma contextualização e apresentação dos objetivos de estudo, fundamentação teórica, metodologia, análise e discussão dos resultados e conclusões; e capítulo III onde se reflete sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Neste sentido, os objetivos específicos do presente estudo são: i) analisar as estratégias e tarefas desenvolvidas no âmbito da motricidade fina; ii) implementar atividades e estratégias pedagógicas que promovam o desenvolvimento da motricidade fina em articulação com outras áreas e domínios; iii) promover o desenvolvimento da motricidade fina através de atividades motivadoras e materiais lúdicos. Os participantes do estudo foram 25 crianças (12 do sexo masculino e 13 do sexo feminino) com quatro anos de idade, a Educadora Cooperante (com 20 anos de experiência) e a Educadora Estagiária, tendo esta desenvolvido um programa de intervenção com o objetivo de promover o desenvolvimento da motricidade fina através de atividades em articulação com outras áreas e domínios. Deste modo, foram implementadas três tarefas ao longo da intervenção como forma de dar resposta aos objetivos do estudo. Assim, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, de carácter exploratório, pelo que se recorreu a diversos instrumentos de recolha de dados: i) observação participante; ii) diário reflexivo; iii) entrevistas semiestruturadas; e iv) registos fotográficos, áudio e vídeo. Os dados foram analisados através de uma análise de conteúdo que originou três temas, seis categorias (i.e., antes da intervenção, intervenção e perspetivas futuras) e dez subcategorias. Concluiu-se com este estudo que a utilização de um programa de intervenção centrado na motricidade fina em articulação com outras áreas e domínios, pode contribuir para o desenvolvimento de competências motoras essenciais às crianças, assim como constatou-se que a utilização de uma abordagem deliberada que envolva estratégias e a definição de objetivos permitiu ultrapassar os desafios associados a este tipo de trabalho.
The following report was conducted as part of the curricular unit, Supervised Teaching Practice II (STP II) integrated in the master´s degree in Preschool Education and developed in a Kindergarten at Viana do Castelo. This report is divided in three parts: the first chapter includes the school´s and children´s main characteristics; chapter II includes the study conducted, a literature review, the study´s objectives and rationale, as well the methods section, data analysis, results, discussion and conclusions; finally the third chapter consists of a reflection made about the Supervised Teaching Practice (STP). The following objectives drove this study: i) analyze the strategies and tasks used to develop fine motor skills; ii) implement activities and strategies to develop fine motor skills in articulation with other areas and domains; iii) promote the development of fine motor skills through motivational activities and playful materials. The participants in this study were 25 children (12 male and 13 female) with four years old, the supervisor who had 20 years of teaching experience and the trainee educator, who developed an intervention program focused on developing fine motor skills through activities in articulation with other areas and domains. On this notion, three tasks were implemented throughout the intervention as a way of responding to the study´s objectives. A qualitative approach was used as the study had an exploratory nature. Several data collection instruments were used such as: i) participant observation; ii) reflexive journals; iii) semi-structured interviews; and iv) fotographic, audio and video records. The data was analyzed through a thematic content analysis and three themes and six categories were created (i.e., before the intervention, intervention and future perspectives) and ten subcategories. In the present study it was clear that the use of an intervention program focused on developing fine motor skills in articulation with other areas and domains can contribute to the development of motor skills essential to children, as well as, the use of a deliberate approach that includes specific strategies and objectives enabled the educator to overcome strategies and allowed to overcome the challenges associated to this type of work.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1894
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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