Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1904
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dc.contributor.advisorBarbosa, Ana Cristina Coelho-
dc.contributor.authorAmorim, Letícia Afonso Araújo de-
dc.date.accessioned2017-08-25T16:06:41Z-
dc.date.available2017-08-25T16:06:41Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1904-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II, associado à Unidade Curricular de PES II, do Mestrado em Educação Pré-escolar, está subdividido em três partes. A primeira parte do documento refere-se à caracterização do contexto educativo, na segunda descreve-se o estudo realizado e na última parte apresenta-se uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O estudo tinha como principal objetivo compreender o modo como crianças de 4 anos resolvem tarefas de natureza integradora tendo como eixo fundamental a exploração de padrões. Foram formuladas três questões que orientaram esta investigação: (1) Que estratégias são usadas pelas crianças neste tipo de tarefas?; (2) Que dificuldades evidenciam na resolução de tarefas desta natureza?; (3) Que aprendizagens podem ser desenvolvidas, quer no domínio da matemática quer noutras áreas/domínios do currículo? O estudo enquadrou-se num paradigma construtivista, orientado por uma metodologia de natureza qualitativa, num design de estudo de caso, e foi realizado com o grupo de crianças do contexto da PES II. Recorreu-se a diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente: a observação, gravações áudio e vídeo, registos fotográficos e análise documental. Preparou-se uma sequência de seis tarefas, de natureza integradora, que visava a exploração de padrões. A análise dos dados permitiu verificar que a maioria das crianças conseguiram realizar com sucesso as propostas de copiar, continuar, completar, criar e encontrar padrões, evidenciando entusiasmo. Utilizaram várias estratégias ao longo deste trabalho, tendo-se destacado a verbalização das sequências. Contudo, também foram evidenciadas algumas dificuldades, particularmente em completar e continuar padrões, quer na identificação da unidade de repetição, quer na identificação do termo seguinte. O estudo de padrões permitiu desenvolver aprendizagens no domínio da matemática, mas também em outras áreas/domínios do currículo da educação pré-escolar, nomeadamente nos domínios da linguagem oral e abordagem à escrita, expressão musical, expressão motora e na área de Conhecimento do Mundo.pt_PT
dc.description.abstractThe Final Report of Supervised Teaching Practice II, associated to the unit course PES II, from the Master’s Course of Pre-school Education, is divided in three parts. The first part of the document refers to the characterization of the educational context, the second describes the study and the last part contains a reflection about the Supervised Teaching Practice (PES). The study had as main objective understanding how 4 year olds solve tasks of integrative nature having as center line pattern exploration. Three questions were formulated to guide the investigation: (1) What strategies are used by children in this kind of tasks?; (2) What difficulties do they manifest when solving tasks of this nature?; (3) What learning outcomes can be developed, both in mathematics and in other curricular areas/domains?. The study was framed by a constructivist paradigm, guided by a qualitative methodology, through a case study design, performed with a group of children of the context of PES II. Along the study, different data collection techniques were used, such as: observation, audio and video recordings, photographic records and document analysis. A sequence of six tasks of integrating nature were formulated, aiming pattern exploration. Data analysis has shown that most children could successfully accomplish copying, continuing, completing, creating and finding patterns, showing enthusiasm while doing it. Various strategies were used throughout their work, but the most frequent one was verbalizing the sequences. However, some difficulties were also observed, particularly in completing sequences and also in continuing them, whether in the identification of the repeating unit or in the identification of the following term. This study led to the development of learning outcomes related to mathematics and also to other curricular areas/domain, specially in language, music and motor expression and in the area of knowledge of the world.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPadrõespt_PT
dc.subjectConexõespt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectPatternspt_PT
dc.subjectConnectionspt_PT
dc.titleOs Padrões no ensino pré-escolar : Um veículo para aprendizagens integradoraspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapt_PT
dc.identifier.tid201729458pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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