Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1907
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dc.contributor.advisorCunha, Elisabete Ferraz da-
dc.contributor.authorLeite, Joana Maria Castro-
dc.date.accessioned2017-08-25T17:40:03Z-
dc.date.available2017-08-25T17:40:03Z-
dc.date.issued2017-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1907-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractEste relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este encontra-se dividido em três capítulos, sendo o primeiro a caracterização do contexto e do grupo de crianças com que foi desenvolvido este estudo; seguindo-se a fundamentação do estudo, recorrendo à literatura; terminando com a reflexão final de toda a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Este estudo foi desenvolvido no domínio da Matemática, mais especificamente, na componente da medida, tendo como objetivo compreender de que forma um conjunto de situações do quotidiano real ou imaginário da criança propicia a aquisição de conceitos e de técnicas que permitam desenvolver processos de medição. Em conjugação com esta problemática foram elaboradas quatro questões de investigação, nomeadamente: (1) De que modo as situações do quotidiano real ou imaginário da criança favorecem o envolvimento destas na compreensão da situação-problema?; (2) Que conceitos são adquiridos?; (3) Que estratégias são utilizadas pelas crianças? Que processos de medição são utilizados?; (4) Quais as dificuldades mais visíveis na resolução deste tipo de tarefas?. A metodologia adotada para este estudo foi de caráter qualitativo, de natureza exploratória, tendo sido utilizados três tipos de instrumentos e técnicas para se proceder à recolha dos dados, sendo estes a observação participante, os documentos e os registos audiovisuais e fotográficos. A recolha de dados foi realizada num jardim de infância do concelho de Viana do Castelo, numa sala com 24 crianças, com idade média de, aproximadamente, 5 anos. Para tal foram realizadas quatro tarefas, sendo que duas delas partiram do imaginário da criança, enquanto que as duas restantes tinham por base a vida real. Os resultados deste estudo evidenciaram que, de um modo geral, as crianças são capazes de efetuar medições com recurso a um vasto leque de materiais e estratégias, não influenciando o facto dos problemas apresentados partirem de situações reias ou do imaginário. Ainda assim, foi possível concluir que as tarefas apresentadas por meio de uma situação imaginária motivaram mais as crianças, aumentando o seu nível de participação.pt_PT
dc.description.abstractThe report is focused on the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (PES II) from the Master course in Preschool Education. It is divided into three chapters. The first includes the characterization of the context and the study group. It is followed by the explanation of the study, supported by the current literature, and it ends with a reflection about the Supervised Teaching Practice (PES).The study was based on a Mathematical skill: the measurement. The aim was to understand how a combination of real or imaginary daily situations would enhance the acquisition of concepts and techniques allowing the development of measurement skills. Four investigation questions were defined: (1) How real or imaginary daily situations enhance the understanding of the problem-situation? (2) Which concepts are acquired? (3) Which strategies are used by the children? Which measurement processes are used? (4) What kind of difficulties do they present? The methodology adopted was qualitative, exploratory in nature, supported by the use of three instruments to collect data: participant observation, documents and audiovisual and photographic report. The collection of data was performed in a kindergarten in Viana do Castelo, with a group of 24 children aged an average of 5 years. Four tasks were performed. Two of them supported by imaginary situations, while the other two, supported by a real life situations. The results show that, generally, children are capable of performing measurements with a large set of skills, materials and strategies, and that the dichotomy between the imaginary situation and real situation has no influence in the results. Nevertheless, imaginary situations tended to instill a greater motivation in the children, which was revealed by its higher level of participation.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectMedidapt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectImagináriopt_PT
dc.subjectVida realpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectMeasurementpt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.subjectImaginationpt_PT
dc.subjectReal lifept_PT
dc.titleA Medida partindo de situações do quotidiano real e imaginário : Um estudo com crianças do pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapt_PT
dc.identifier.tid201729512pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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