Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1928
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorreia, Alexandra I.-
dc.contributor.advisorMatos, Olga-
dc.contributor.authorCunha, Raquel Marina Costa da-
dc.date.accessioned2017-10-25T18:07:55Z-
dc.date.available2017-10-25T18:07:55Z-
dc.date.issued2017-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1928-
dc.descriptionMestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, especialmente as redes sociais, tem demonstrado execer uma significativa influência no setor turístico. Se pelo lado da procura turística, as redes sociais são consideravelmente utilizadas pelos visitantes para procurar, organizar e partilhar experiências. No que se refere à oferta turística, as redes sociais são utilizadas para o desenvolvimento de atividades no âmbito do Marketing turístico, sobretudo no que se refere ao relacionamento entre empresas e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento de novos produtos e para a comunicação. Atualmente, o uso das redes sociais tem sido fomentado com a crescente popularidade dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, estimulando, também, o desenvolvimento de aplicações relacionadas com Turismo e, em particular, o Enoturismo. O Enoturismo tem-se apresentado como uma atividade de crescente interesse, por parte da procura turística, favorecido pela preferência por produtos de cariz cultural. No entanto, alguns estudos referem que as empresas enoturísticas não estão a maximizar o potencial do uso das redes sociais nas atividades de Marketing turístico, como é o caso da Quinta da Avessada, em Favaios (região no interior norte de Portugal), que se dedica, exclusivamente, ao Enoturismo. Assim, o objetivo do presente trabalho é apresentar propostas com vista à dinamização da oferta/experiência enoturística e da comunicação online da Quinta da Avessada. Fundamentado num estudo de caso exploratório, analisaram-se diferentes perspetivas: oferta, procura e comunicação online (website e página de Facebook) da Quinta da Avessada, complementado com a análise de websites e páginas de Facebook de empresas enoturísticas de referência e de aplicações móveis de regiões enoturísticas. As propostas apresentadas dividem-se em dois grupos: oferta/experiência enoturística e comunicação online. No que se refere à oferta/experiência enoturística, propõe-se o fortalecimento de aspetos determinantes para a satisfação da visita à Quinta da Avessada, tais como o desenvolvimento de novos serviços e novos complementos. Quanto à comunicação online, propõe-se uma comunicação mais abrangente, maior interação com visitantes e potenciais visitantes através de um uso ativo das redes sociais.pt_PT
dc.description.abstractThe development of information and communication technologies, especially the social media, has shown a significant influence in the tourism sector. If in tourism demand, social media are significantly used by tourist to search, organize and share tourism experiences. In the tourism supply, social media are used to develop tourism Marketing activities, namely in relation to create relationships between companies and consumers, contributing to the development of new products and to the communication. Currently, the use of social media has been fostered with the growing popularity of mobile devices, such as smartphones and tablets, also encouraging the development of applications related to Tourism, and particularly, Wine Tourism. Wine Tourism has been presented as an activity of growing interest by tourism demand, fostered by the preferences of cultural products. However, some studies indicate that Wine Tourism companies are not maximizing the potential of using social media in the Tourism Marketing activities, as is the case of Quinta da Avessada, in Favaios (a region in the northern of Portugal), dedicated, exclusively, to the Wine Tourism. Thus, the aim of this work is to presente proposals with a view to enhancing the Wine Tourim offer/experience and the online communication of Quinta da Avessada. Based on an exploratory case study, different perspectives were analyzed: supply, demand and online communication (website and Facebook page) of Quinta da Avessada, complemented by the analysis of websites and Facebook pages of benchmark Wine Tourism companies and mobile applications of Wine Tourism regions. The proposals presented are divided into two groups: Wine Tourism offer/experience and online communication. With regard to the Wine Tourism offer/experience, it is proposed to strengthen aspects that are decisive for visit satisfaction of the Quinta da Avessada, such as the development of new services and new complements. As regard online communication, it is proposed a more extensive communication, greater interaction with visitors and potential visitors through an active use of social media.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnoturismopt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectTecnologias de informaçãopt_PT
dc.subjectWebsitespt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectWine tourismpt_PT
dc.subjectInformation technologiespt_PT
dc.titleMarketing e enoturismo : proposta para a Quinta da Avessada, Favaiospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimentopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEstudos do Turismopt_PT
dc.identifier.tid201743833pt_PT
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel_Cunha.pdf5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.