Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Carlos Alberto dos Santos-
dc.contributor.authorFernandes, Patrícia da Torre-
dc.date.accessioned2017-10-26T14:14:39Z-
dc.date.available2017-10-26T14:14:39Z-
dc.date.issued2017-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1930-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractNo âmbito da unidade Prática de Ensino Supervisionado II, no ano letivo de 2011/2012, pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, decorreu a realização de um projeto de investigação numa sala de Jardim de Infância, do concelho de Viana do Castelo. O projeto está dividido em três partes distintas, sendo a primeira parte apresentação e o enquadramento educativo em questão no estudo, a segunda parte consiste em toda a envolvente do projeto de investigação e na terceira parte consta a reflexão final da unidade Prática de Ensino Supervisionado II. Neste projeto de investigação, de cariz de investigação-ação, participaram 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Com este estudo pretendeu-se compreender as mais-valias de um processo de ensino aprendizagem que proporcionasse às crianças a possibilidade de aprenderem e explorarem diversas técnicas de trabalho, na Área de Expressão e Comunicação, no Domínio da Educação Artística, sendo neste caso concreto investigado no Subdomínio das Artes Visuais. Os objetivos traçados estão relacionados com os benefícios relacionados com a exploração de três técnicas diferentes de expressão plástica - pintura, modelagem e impressão – para cada uma das três técnicas a bordar serão realizadas 2 atividades com temáticas diferentes, assim como, com o recurso a materiais diversos. No final do projeto, pretendesse tirar conclusões relacionadas com desenvolvimento da criatividade das crianças, assim como, na evolução dos índices motivacionais demonstrados no decorrer das atividades. No último capítulo, deste projeto de investigação, da unidade curricular PES II, na reflexão, constatarão factos relacionados com as mais-valias da prática, como os conhecimentos adquiridos, assim como uma visão global da realidade diária numa sala de Jardim de Infância, com todos os desafios e boas experiencias retiradas para o meu desenvolvimento profissional.pt_PT
dc.description.abstractIn the scope of the unit for Supervised Teaching Practice II, in the 2011/2012 school year, belonging to the Masters in Pre-School Education, the accomplishment of an investigation project, took place in a classroom of a Pre-school, in the district of Viana do Castelo. In this investigation project, which the aspect and aim is action- investigation, 25 children between the ages of 4 and 5 participated. With this study we aimed to understand the values of teaching in a learning process that gave the children the possibility to learn and explore different work techniques, in the Expression and communication areas, in dominating the artistic education, in this case the concrete investigation of Visual Arts. The outlined objectives are related with benefits regarding the three different artistic expression techniques: - painting, molding and printing, for each of these three techniques two activities will take place using different themes using resources of various materials. At the end of the project we aim to find conclusions relating to the creative development of the children, such as the motivational evolution shown during the course of the activities. In the last chapter of this investigation project, of the PES II curriculum, in the reflections, facts will be reported relating to the value of the practice, with the knowledge acquired, and the global vison of the daily reality in a classroom of a pre-school, with all its challenges and good experiences received for my professional development.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectArtes visuaispt_PT
dc.subjectPinturapt_PT
dc.subjectModelaçãopt_PT
dc.subjectImpressãopt_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subjectVisual artspt_PT
dc.subjectPaintingpt_PT
dc.subjectMoldingpt_PT
dc.subjectPrintingpt_PT
dc.titleArtes visuais na educação pré-escolar: Pintura, modelagem e impressãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapt_PT
dc.identifier.tid201744015pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia_Fernandes.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.