Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVale, Maria Isabel Piteira do-
dc.contributor.authorCarvalho, Bruna da Silva Oliveira Miranda-
dc.date.accessioned2018-03-15T17:52:05Z-
dc.date.available2018-03-15T17:52:05Z-
dc.date.issued2018-01-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1987-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, no contexto do 2º ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em três partes. A primeira e terceira partes referem-se à Prática de Ensino Supervisionada, iniciando com o seu enquadramento e concluindo-se com uma reflexão sobre a mesma. A segunda parte descreve o estudo realizado na área da Matemática, numa turma do 5º ano de escolaridade, e que pretendia compreender o envolvimento e desempenho dos alunos, ao longo das aulas de Organização e Tratamento de Dados e na realização de um projeto estatístico, recorrendo a uma gallery walk. De forma a orientar o estudo delinearam-se as seguintes questões: (Q1) Como se caracteriza o desempenho dos alunos ao longo das aulas de OTD? (Q2) Como se caracteriza o desempenho dos alunos nas diferentes fases de um projeto estatístico? (Q3) Como se pode caracterizar a Gallery Walk como uma estratégia de ensino aprendizagem? Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa de natureza interpretativa. A recolha de dados incidiu na turma e nos diferentes grupos de trabalho, e foram recolhidos através da observação participante, três questionários, entrevistas semiestruturadas a cada um dos grupos, documentos produzidos pelos alunos e meios audiovisuais. Da análise de dados concluiu-se que os alunos apresentaram um desempenho satisfatório quer na realização das tarefas propostas quer no projeto estatístico. Na realização das tarefas as principais dificuldades verificadas estão relacionadas com os arredondamentos nas tabelas de frequências, na construção de gráficos, nomeadamente, nos seus aspetos formais e na compreensão do conceito de média. Durante o projeto estatístico, observou-se uma grande dificuldade na interpretação e análise de dados recolhidos. Durante a Gallery Walk, a turma apresentou um bom desempenho e grande envolvimento, desenvolvendo a sua capacidade de comunicar, argumentar e analisar as ideias dos colegas.pt_PT
dc.description.abstractThe present report was developed regarding the Supervised Teaching Practice II, in the context of the 2nd cycle of Basic Education, and it is split between three parts. The first and third parts refer to the Supervised Teaching Practice, starting with its frameworkand concluding with a reflection. The second part describes a study in the field of Mathematics in a 5th grade class of schooling, and intended to understand the participation and performance of the students throughout the classes of Organization and Data Processing (OTD) and in the development of a statistical project, using a Gallery Walk. To guide the study, the following questions were outlined: (Q1) How can we characterize the performance of the students during the classes of OTD? (Q2) How can we characterize the performance of the students in the different phases of the Statistical Project? (Q3) How can we characterize the Gallery Walk as a learning and teaching strategy? It was decided to choose a methodology with a qualitative interpretive nature. The collection of data focused on the class and the different groups of work, and was collected through observations of the participants, three questionaries, semi-structured interviews to each group, documents produced by the students and audiovisual media. From the data analysis we conclude that the students showed satisfactory performance both in the realization of the proposed tasks and in the statistical project. In the realization of the tasks, the main dificulties have to do with rounding on frequency tables, graphic construction, mainly on formal aspects, and comprehension of the concept of mean. During the statistical project, the main difficulty observed was on the interpretation and data analysis. During the Gallery Walk, the class showed a good performance and great involvement, developing their ability to communicate, to argue and to analyze the ideas of the colleagues.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectOrganização e tratamento de dadospt_PT
dc.subjectProjeto estatísticopt_PT
dc.subjectGallery Walkpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectOrganization and data processingpt_PT
dc.subjectStatistical projectpt_PT
dc.subjectGallery Walkpt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.titleProjetos de OTD numa turma do 6.º ano de escolaridade: uma experiência de Gallery Walkpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid201880938pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna_Carvalho.pdf7.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.