Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1991
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dc.contributor.advisorFonseca, Lina Maria Dias da-
dc.contributor.authorLeal, Sandra Filipa Oliveira-
dc.date.accessioned2018-03-20T11:55:04Z-
dc.date.available2018-03-20T11:55:04Z-
dc.date.issued2018-01-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1991-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractNos dias de hoje a importância de temas como a educação financeira tem vindo a aumentar. Vivemos numa sociedade em que as crianças se tornam consumidores cada vez mais cedo. Preparar futuros consumidores financeiramente letrados tornou-se uma necessidade da sociedade atual. O presente estudo foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Decorreu no 1º CEB numa turma com 3º e 4º ano de escolaridade, e incluiu 20 participantes, 14 do 3º ano e 6 do 4º ano. Foi implementada uma proposta didática no âmbito da educação financeira que contou com 10 tarefas, distribuídas por 6 sessões. Para orientar o estudo definiram-se os seguintes objetivos: - Promover a compreensão da poupança como forma de alcançar objetivos de longo prazo; - Desenvolver a capacidade de elaborar um orçamento; - Educar os alunos na e para a justiça social; - Familiarizar os alunos com os direitos e deveres dos consumidores; - Planear e implementar tarefas que promovam comportamentos corretos relacionados com o dinheiro e a poupança. Tendo em conta o problema e os objetivos optou-se pela metodologia qualitativa, com design de estudo de caso. Foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados caraterísticas da investigação qualitativa: observação; meios audiovisuais – registos vídeo e fotográficos e documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidas categorias tendo em conta os objetivos do estudo. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos detinham alguns conhecimentos sobre poupança que foram desenvolvendo ao longo do estudo. Os participantes demonstram também reconhecer o que é um orçamento tendo tido oportunidade de construir um. Foram igualmente desenvolvidos conhecimentos relacionados com os direitos e os deveres dos consumidores.pt_PT
dc.description.abstractNowadays the importance of current topics such as financial education has been increasing. We live in a society where children become consumers earlier and earlier. Preparing future financially literate consumers has become increasingly necessary in today's society. The present study was done for the ambit the Supervised Teaching Practice. It took place in elementary education, in a class with third and fourth grades, with 20 participants, 14 third graders and 6 fourth graders. A didactic suggestion was implemented in the section of financial education, with 10 tasks distributed over 6 sessions. In order to guide the study, the following objectives were defined: Promote the understanding of saving as a way to achieve long-term goals; Develop the capacity to prepare a budget; Educate students in and for social justice; Familiarize students with the rights and duties of consumers; Plan and implement tasks that promote correct behaviors related to money and savings. Considering the problem and the objectives, the qualitative methodology was the chose method, with case study design. Different data collection techniques were used for qualitative research, such as observation; audiovisual media (video and photographic records) and student documents. As for data analysis, the categories were defined taking into account the objectives of the study. The results of this study revealed that students already had some knowledge about savings that was developed throughout the study. The participants also expressed to recognize what a budget is, having the opportunity to build one. They developed their knowledge related to the consumer rights and its duties.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação financeirapt_PT
dc.subjectEducação para o desenvolvimentopt_PT
dc.subjectOrçamentopt_PT
dc.subjectPoupançapt_PT
dc.subjectProposta didáticapt_PT
dc.subjectBudgetpt_PT
dc.subjectDevelopment educationpt_PT
dc.subjectDidactic proposalpt_PT
dc.subjectFinancial educationpt_PT
dc.subjectSavingspt_PT
dc.titleEducação Financeira no 1.º CEB: importância da poupança e do planeamentopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid201881942pt_PT
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