Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2063
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPontes, Adalgisa Castro Maia-
dc.contributor.advisorRamos, Jorge Spencer-
dc.contributor.authorMonteiro, Lavícia Leite-
dc.date.accessioned2018-09-14T10:44:23Z-
dc.date.available2018-09-14T10:44:23Z-
dc.date.issued2018-03-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2063-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo apresenta o percurso e respetivos resultados de uma investigação - ação de natureza qualitativa, desenvolvida no contexto da Educação Artística ao nível do Ensino Básico, numa Escola da cidade do Tarrafal, ilha de São Nicolau, em Cabo Verde. Esta investigação surge da necessidade de compreender algumas lacunas ao nível da expressão corporal dos alunos dado que as vivências das várias gerações da atual cidade do Tarrafal, no que diz respeito ao movimento corporal não se têm refletido no contexto escolar. Pretendeu-se assim investigar o desenvolvimento da consciência corporal, explorando atividades e conteúdos relacionados com a arte do corpo e do movimento; através da promoção de competências expressivas, sociais e culturais e da exploração de estratégias e recursos pedagógicos que promovam a cultura patrimonial Cabo-Verdiana, contemporânea e multicultural. Este estudo apoiou-se na revisão bibliográfica, na implementação da metodologia, na análise e interpretação de dados e na apresentação dos resultados e conclusões. No que se refere ao enquadramento teórico procurou-se fundamentar a temática em estudo, tanto a nível internacional como a nível nacional referente à temática do corpo e do movimento. Ao nível da implementação da metodologia de investigação ação foram utilizados a entrevista, observação direta, notas de campos e registo audiovisuais como técnicas e instrumentos de recolha de dados. Colocando em perspetiva todo trabalho realizado os resultados apontam para a existência de problemas no ensino artístico no ensino básico que devem ser refletidos no sentido de promover política clara para este sector do sistema educativo. Também se conclui a permanência em investigar e incentivar o desenvolvimento de ações facilitadoras da valorização da educação patrimonial e otimizar as aprendizagens dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe present study presents the course and respective results of an action research of a qualitative nature, developed in the context of Artistic Education at the level of Basic Education, at a School in Tarrafal’ city, São Nicolau Island, Cabo Verde. This research arises from the need to understand some gaps in the students' body expression since the experiences of the various generations of the present city of Tarrafal, regarding to body movement have not been reflected in the school context. The aim was to investigate the development of body awareness, exploring activities and contents related to the art of body and movement; through the promotion of expressive, social and cultural competences and the exploration of strategies and pedagogical resources that promote the patrimonial Cabo-Verdiano culture, contemporary and multicultural. This study was based on bibliographic review, methodology implementation, data analysis and interpretation, and presentation of results and conclusions. With regard to the theoretical framework, it was tried to base the theme under study, both at the international level and at the national level regarding the theme of the body and movement. At the level of the implementation of the action research methodology were used the interview, direct observation, field notes and audiovisual record as techniques and instruments of data collection. Looking at all the work done, the results point out to the existence of problems in artistic teaching in basic education that must be reflected in the sense of promoting a clear policy for this sector of the education system. It is also concluded the permanence in investigating and encouraging the development of actions that facilitate the valuation of heritage education and optimize student learning.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCorpo e movimentopt_PT
dc.subjectSistema educativo Cabo-Verdianopt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectBody and movementpt_PT
dc.subjectCabo-Verdiano educational systempt_PT
dc.subjectArtistic educationpt_PT
dc.titleA arte do corpo e do movimentopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Artísticapt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineArtes e Humanidadespt_PT
dc.identifier.tid201973758pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lavicia_Monteiro.pdf5.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.