Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2065
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPontes, Adalgisa Castro Maia-
dc.contributor.advisorFortes, Manuel Lima-
dc.contributor.authorCorreia, Maria Piedade Monteiro-
dc.date.accessioned2018-09-14T14:47:27Z-
dc.date.available2018-09-14T14:47:27Z-
dc.date.issued2018-04-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2065-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractPerante todos os desafios que são colocados ao nível da educação, os agentes educativos são confrontados a proporcionar aos alunos uma educação baseada em novos métodos e estratégias de ensino/aprendizagem. Perante isso, sentiu-se a necessidade de encontrar respostas para as questões traçadas para este estudo. Essas questões estimularam a investigação em causa, intitulada “Partituras não convencionais: um recurso didático em contexto escolar”, desenvolvida numa turma do 5º ano de escolaridade, da escola de Ribeira Bote, situada em São Vicente-Cabo Verde. Para esta investigação foi utilizado o método de investigação-ação, de natureza qualitativa, onde os dados recolhidos foram obtidos através da observação participante, notas de campo/diário de bordo, registos audiovisuais, questionários e entrevistas. No que tange à fundamentação teórica, esta, compreendeu uma revisão de literatura de autores nacionais e internacionais, com temas relacionadas sobre a importância do ensino da música no Ensino Básico, da construção de instrumentos musicais pelas próprias crianças, das partituras não convencionais e a Educação Artística em Cabo Verde. Esta investigação surgiu no contexto de algumas preocupações, em relação ao ensino da música, onde a Educação Musical é trabalhada como uma segunda opção e as escolas não possuem recursos didáticos para enfatizar esse ensino. Objetivo primordial consistiu em explorar as partituras não convencionais, dotando assim os alunos de um conjunto de saberes musicais, aliada à construção do instrumental Orff. Os resultados foram satisfatórios no sentido que houve maior aquisição de conhecimentos e competências musicais, desenvolvendo assim nos alunos outras perceções musicais. Conseguiu-se ainda através do estudo, mudanças de comportamento e consequentemente o desenvolvimento da socialização, autoestima, autoconfiança, entre outros aspetos considerados importantes. Os resultados desta investigação poderão servir como um caminho para novas investigações e estimular outros investigadores dado que a Educação Musical em Cabo Verde, precisa de mais destaque por parte dos agentes educativos e do sistema em geral.pt_PT
dc.description.abstractBefore all of the challenges that they are put at level of the education, the educational agents are confronted to provide to the students an education based in new methods and teaching/learning strategies. Before that, felt the need to find answers for the subjects drawn for this study. Those subjects stimulated the investigation in cause, entitled "; Sheet Music unconventional: a didactic resource in school context", developed in a the 5th year-old group, of the school of “Ribeira Bote”, located in São Vicente - Cabo Verde. For this investigation the investigation-action method was used, of qualitative nature, where the collected data were obtained through the participant observation, notes of board field/daily, audiovisual register, questionnaires and interviews. With respect to the theoretical reason, this, understood a revision of national and international authors' literature, with themes related on the importance of the teaching of the music in the Basic Teaching, of the construction of musical instruments for the own children, of the scores you don't stipulate and of the state of the Artistic Education in Cabo Verde. This investigation appeared in the context of some concerns, in relation to the teaching of the music, where the Musical Education is worked as a second option, and the schools don't possess didactic resources to emphasize that teaching. The primordial purpose it consisted of exploring the scores don't stipulate, endowing like this the students of a group of you know musical, allied the construction of instrumental Orff. The results were satisfactory in the sense that there were larger acquisition of knowledge and musical competences, developing like this in the students other musical perceptions. It was still gotten through the study, changes of behavior and consequently the development of the socialization, self-esteem, self-confidence, among other aspects considered important. The results of this investigation can serve as a road for new investigations and to stimulate other investigators because the Musical Education in Cabo Verde, needs of more prominence on the part of the educational agents and of the system in general.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectPartituras não convencionaispt_PT
dc.subjectInstrumentos musicaispt_PT
dc.subjectArtistic educationpt_PT
dc.subjectMusical educationpt_PT
dc.subjectSheet music unconventionalpt_PT
dc.subjectMusical instrumentspt_PT
dc.titlePartituras não convencionais : um recurso didático em contexto escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Artísticapt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineArtes e Humanidadespt_PT
dc.identifier.tid201973790pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Correia.pdf9.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.