Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2088
Título: Dramatização no desenvolvimento da capacidade de resolver problemas: um estudo com crianças do pré-escolar
Autores: Cunha, Elisabete Ferraz da
Ervalho, Joana Mendes
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Matemática
Dramatização
Resolução de problemas
Preschool education
Mathematics
Dramatization
Problem solving
Data: 20-Jul-2018
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A estrutura deste relatório encontra-se dividida em três partes. A primeira parte corresponde à caracterização do contexto educativo, a segunda parte retrata o estudo realizado com as crianças deste mesmo contexto e, na última parte, é realizada uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O estudo desenvolvido centrou-se no domínio da Matemática e envolveu um grupo de 19 crianças, com idades compreendidas entre os três e os quatro anos, e teve como principal finalidade compreender como é que a criação de ambientes de aprendizagem que partem da dramatização de problemas envolvem as crianças na sua compreensão e resolução. Para orientar este estudo foram formuladas as seguintes questões que orientam a investigação: (1) Quais foram as principais evidências do envolvimento das crianças na compreensão dos problemas? Quais foram as atitudes manifestadas? (2) Quais foram as estratégias utilizadas pelas crianças na resolução de problemas que emergiram da dramatização? (3) Quais foram as principais dificuldades manifestadas pelas crianças? Como forma de dar resposta a estas questões, foram planeadas e implementadas quatro tarefas, partindo sempre da dramatização dos problemas. Tendo em conta o problema e as questões de investigação optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, e de carácter exploratório. Os dados foram recolhidos através da observação participante, de um questionário à Educadora cooperante e de entrevistas às crianças. Os resultados do estudo permitiram verificar que a dramatização dos problemas, contribui para que as crianças se mantivessem motivadas, empenhadas e interessadas na resolução dos problemas propostos. É importante referir que as crianças atribuíram significado aos problemas, foi possível confirmá-lo através dos resultados das entrevistas. Mesmo tendo passado bastante tempo, a maioria das crianças ainda se lembrava dos problemas e das estratégias utilizadas para os resolver. Também foi possível verificar que as dificuldades das crianças foram diminuindo ao longo das implementações. As crianças conseguiram progressivamente mobilizar diferentes estratégias para resolver os problemas, evidenciando o desenvolvimento desta capacidade transversal.
This report is part of the Supervised Teaching Practice II (PES II) from the Master course in Pre-School Education of the Higher School of Education of Viana do Castelo. It is structured in three parts, being the first the characterization of the educational context, the second the work developed with the children and the last an assessment of thinking on Supervised Teaching Practice. The study focused on the field of Mathematics and involved a group of 19 children, aged between three and four years old, whose main purpose was to understand how the creation of learning environments starting from the dramatization of problems involve children in their understanding and resolution. To guide this study, the following research questions were formulated: (1) which were the main evidences of the children's involvement in understanding the problems? Which attitudes were shown? (2) What strategies did the children use to solve problems that emerged from the role play? (3) Which were the children’s main difficulties? In order to answer these questions, four tasks were planned and implemented, always starting from the dramatization of the problems. Taking into account the problem and the research questions we opted for a qualitative, exploratory research methodology. Data was collected through participant observation, a questionnaire to the cooperating Educator and interviews with the children. The results of the study allowed us to verify that the dramatization of the problems contributes to motivate the children, to keep them committed and interested in solving the problems proposed. It is important to note that the children attributed meaning to the problems, as we could confirm in the interviews. Even after a long time, most children still remembered theproblems and strategies used to solve them. It was also possible to verify that the children’s difficulties were diminishing throughout the implementations. The children were able to progressively mobilize different strategies to solve the problems, emphasizing the development of this transversal capacity.
Descrição: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2088
Aparece nas colecções:ESE - Dissertações de mestrado

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