Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2092
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dc.contributor.advisorRodrigues, Paulo-
dc.contributor.authorSeromenho, Diogo Novais-
dc.date.accessioned2018-11-27T13:03:15Z-
dc.date.available2018-11-27T13:03:15Z-
dc.date.issued2018-07-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2092-
dc.descriptionMestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho é uma dissertação realizada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo para obtenção do grau de Mestre em Gestão das Organizações. Em toda e qualquer organização, que conta com interação de pessoas, existem conflitos. Estes podem ser de vários tipos, ter várias causas e acarretam vantagens e desvantagens. A gestão de um conflito no seio de uma organização é da maior importância, já que quando é feita uma gestão positiva do mesmo podem ser eliminados os seus efeitos positivos e retirar da experiência até alguns positivos. Este estudo, exploratório e descritivo, debruça-se sobre o conflito interpessoal numa organização em concreto, a escola. Nas escolas todos os dias existem situações de conflito entre alunos ou entre alunos e docentes. Esta investigação tenta perceber se as causas associadas a estas situações são discussões, mal-entendidos, violência física ou verbal e ainda como são geridas estas situações. Quisemos também entender se os docentes estão familiarizados com técnicas para a gestão positiva de um conflito e se, dentro destas técnicas, a mediação é uma ferramenta viável e eficaz. Achamos importante responder a estas questões, já que são atuais e estão presentes no dia-a-dia das escolas. Aliada à pesquisa foi empregue um questionário a 123 docentes da Escola Secundária de Ponte de Lima, de modo a obter dados referentes à situação atual dos conflitos na escola e de que modo os docentes gerem essas situações. Foi-nos também possível com os dados obtidos compreender o uso de técnicas de gestão de conflitos por parte dos docentes.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectConflitospt_PT
dc.subjectEscola secundáriapt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.titleGestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão das Organizações : Ramo Gestão de Empresaspt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineGestãopt_PT
dc.identifier.tid202029743pt_PT
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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