Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2092
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Paulo | - |
dc.contributor.author | Seromenho, Diogo Novais | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-27T13:03:15Z | - |
dc.date.available | 2018-11-27T13:03:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2092 | - |
dc.description | Mestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente trabalho é uma dissertação realizada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo para obtenção do grau de Mestre em Gestão das Organizações. Em toda e qualquer organização, que conta com interação de pessoas, existem conflitos. Estes podem ser de vários tipos, ter várias causas e acarretam vantagens e desvantagens. A gestão de um conflito no seio de uma organização é da maior importância, já que quando é feita uma gestão positiva do mesmo podem ser eliminados os seus efeitos positivos e retirar da experiência até alguns positivos. Este estudo, exploratório e descritivo, debruça-se sobre o conflito interpessoal numa organização em concreto, a escola. Nas escolas todos os dias existem situações de conflito entre alunos ou entre alunos e docentes. Esta investigação tenta perceber se as causas associadas a estas situações são discussões, mal-entendidos, violência física ou verbal e ainda como são geridas estas situações. Quisemos também entender se os docentes estão familiarizados com técnicas para a gestão positiva de um conflito e se, dentro destas técnicas, a mediação é uma ferramenta viável e eficaz. Achamos importante responder a estas questões, já que são atuais e estão presentes no dia-a-dia das escolas. Aliada à pesquisa foi empregue um questionário a 123 docentes da Escola Secundária de Ponte de Lima, de modo a obter dados referentes à situação atual dos conflitos na escola e de que modo os docentes gerem essas situações. Foi-nos também possível com os dados obtidos compreender o uso de técnicas de gestão de conflitos por parte dos docentes. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Conflitos | pt_PT |
dc.subject | Escola secundária | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Docentes | pt_PT |
dc.title | Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão das Organizações : Ramo Gestão de Empresas | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
thesis.degree.discipline | Gestão | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202029743 | pt_PT |
Appears in Collections: | ESTG - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Diogo_Seromenho.pdf | 794.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.