Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2100
Title: Proposta de experiências turísticas culturais para o mercado brasileiro : o caso do Minho
Authors: Silva, Goretti
Ferreira, Sarah Neves Facre
Keywords: Experiências culturais
Minho
Mercado brasileiro
Turismo criativo
Cultural experiences
Brazilian market
Creative tourism
Issue Date: 11-Apr-2018
Abstract: Este projeto tem como objetivo principal apresentar propostas de experiências culturais no Minho para o turista brasileiro. A partir da observação da crescente procura do mercado brasileiro pelo destino Portugal e da atual procura pela autenticidade e por experiências, verificou-se a necessidade de identificar de que forma o Minho pode proporcionar experiências turísticas para o turista brasileiro, bem como dar a conhecer a região de forma autêntica, através dos aspetos culturais existentes, para além dos destinos Porto e Lisboa, bastante conhecidos por esse público. Para o efeito, este projeto teve como metodologia a pesquisa e análise de dados primários e secundários, com vista à caracterização do perfil do turista brasileiro, da oferta turística da região, à identificação das atividades culturais existentes e por fim, à formatação de programas com experiências turísticas. Assim, procedeu-se a análise de conteúdo dos websites das agências de viagens brasileiras, portuguesas e das empresas de animação turística no Minho. Também, entrevistas aos agentes de viagens e turismo de outgoing no mercado brasileiro, de incoming em Portugal e aos agentes de animação turística no Minho. E com o trabalho de campo, foram identificados os elementos turísticos e culturais do território que poderiam integrar propostas de experiências criativas. Essas informações foram encontradas junto dos postos de turismo, alojamentos, empresas de animação, restaurantes, câmaras municipais, museus e entre outros locais. Esses elementos foram transportados para uma tabela dinâmica, a fim de originar uma base de dados para consulta, alteração ou complemento das atividades. Como resultado, foram elaborados cinco programas que refletem as quatro temáticas identificadas. Os programas traduziram-se na elaboração de uma brochura intitulada “Memórias de uma Viagem pelo Minho – Experiências Culturais”, de forma que o turista tem a oportunidade de levar e registar as memórias das atividades mais marcantes, também como participante e cocriador das suas próprias experiências.
It has been observed an increasing demand of Portugal as a destination by the Brazilian market, as well as the search for authenticity and experiences. Thus, there was a need to identify how the Minho region could provide experiences for the Brazilian tourist presenting the region in an authentic way, incorporating the region’s specific cultural aspects, demonstrating there is more about Portugal besides Porto and Lisbon., Therefore the main purpose of this project was to create proposals of cultural experiences for the Brazilian tourist in Minho region. To meet the above stated aim, a mix methods approach was used, throught the collection of and analysis of both primary and secondary data,, in order to characterize the profile of the Brazilian tourist, the region's tourism offer, the region’s cultural activities. , and enabling the design of programs and tourist experiences. Hence, the websites of Brazilian and Portuguese travel agencies and tourism companies in Minho region were analyzed. Interviews were also conducted with travel agents and outgoing tourist operators (operating from Brasil), incoming tourist operators (operating from Portugal), and agents of tourist animation in Minho region. Throughout the fieldwork, region’s tourism and cultural offers were also identified, particularly the situations that could become part of co-created tourism experiences. This information was found in tourist offices, lodging, tourist animation companies, restaurants, City Councils, museums, among other places. These elements were incorporated into a PivotTable to create a database for consultation, modification or creation of supplementary activities. As a result, five programs were drawn up according to the four identified themes. The programs became a brochure entitled "Memories of a Journey through Minho – Cultural Experiences” so the tourist can take and record the memories of the most outstanding activities, also as a participant and co-creator of its own experiences.
Description: Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2100
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sarah_Ferreira.pdf15.08 MBAdobe PDFView/Open
Sarah_Ferreira_Brochura.pdf187.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.