Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2101
Title: Desenvolvimento positivo da criança através da motricidade fina : a criação de um modelo híbrido na educação pré-escolar
Authors: Santos, Fernando de Sousa Ferreira dos
Esteves, Vanessa de Lima
Keywords: Educação pré-escolar
Motricidade fina
Responsabilidade pessoal e social
Desenvolvimento positivo
Preschool education
Fine motricity
Personal and social responsibility
Positive development
Issue Date: 27-Jun-2018
Abstract: Este relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Este documento encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo integra a caraterização do agrupamento, do Jardim de Infância (JI) e do grupo de crianças. O segundo capítulo engloba a contextualização, os objetivos, a fundamentação teórica, a metodologia, resultados, discussão e conclusões. Finalmente, o capítulo III é composto por uma reflexão global acerca da PES. Ao longo da PES II, desenvolveu-se um estudo que procurou compreender de que modo os princípios pedagógicos do modelo de Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal e Social (DRPS) de Donald Hellison e do modelo de Desenvolvimento Motor de David Gallahue podem ser implementados no ensino pré-escolar. O estudo realizou-se num jardim de infância situado em Viana do Castelo, sendo que participaram 24 crianças, com cinco anos de idade, a educadora cooperante e a educadora estagiária. Desenvolveu-se um programa de intervenção assente num modelo híbrido sustentado no modelo de DRPS e no modelo de Desenvolvimento Motor. O programa de intervenção envolveu os cinco níveis presentes no modelo de DRPS, a saber: nível I – respeito pelos sentimentos e direitos dos outros; nível II – participação e esforço; nível III – autonomia; nível IV – liderança e ajuda aos outros; v) nível V – transferência, bem como as habilidades motoras básicas do modelo de desenvolvimento motor. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada à educadora, três grupos de foco com as crianças e diário reflexivo. Este estudo realça os desafios vivenciados por uma estudante-estagiária na promoção de um modelo híbrido, com o objetivo de ensinar, deliberadamente, competências motoras, pessoais e sociais. Sugere-se que outros estudos procurem compreender, em maior profundidade, os processos necessários para desenvolver uma abordagem holística que possa originar aprendizagens verdadeiramente significativas em múltiplos domínios.
This report was created in the context of practicum as part of a Supervised Teaching Practice (STP) module within a Master's Degree in Preschool Education in the Higher School of Education at Viana do Castelo. This report is divided into three parts. The first chapter includes a description of the preschool setting and the group of children. The second chapter includes the study´s objectives, a literature review, data analysis, discussion and conclusions. Finally, the third chapter includes the final reflection about the STP. Throughout the STP, a study was conducted to understand how to integrate the pedagogical principles behind the Personal and Social Responsibility (PSR) model created by Donald Hellison and the Motor Development model designed by David Gallahue in a preschool setting. This study was conducted in a kindergarten located at Viana do Castelo, and involved 24 five-year old children, supervisor educator and a student-teacher. An intervention program based on an hybrid model derived from the PSR model and the Motor Development model was implemented. This program included five levels of responsibility: level I, respect for the rights and feelings of others; level II, participation and effort; level III, self-direction; level IV, leadership; level V, transfer, and fundamental motor skills. Data was collected through one semi-structured interview, three focus groups and reflexive journaling. This study highlights the challenges experienced by a student-teacher while promoting an hybrid model aimed at intentionally teaching motor, personal and social skills. Future studies should seek to understand how to develop an holistic approach that can generate meaningful outcomes within multiple domains.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2101
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa_Esteves.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.