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http://hdl.handle.net/20.500.11960/2104
Título: | Projeto “Descobrir o Mundo”: a promoção de competências lexicais e morfológicas na educação pré-escolar |
Autores: | Aguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa Cruz, Rita Valentina Freitas |
Palavras-chave: | Consciência linguística Vocabulário Habilidades lexicais Habilidades morfológicas Habilidades semânticas Linguistic awareness Vocabulary Lexical skills Morphological skills Semantic skills |
Data: | 20-Jul-2018 |
Resumo: | Este relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e parte do pressuposto de que a adoção de práticas promotoras de desenvolvimento linguístico desempenha um importante papel na educação pré-escolar.
O projeto “Descobrir o Mundo”, centrado no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, realizou-se num grupo de pré-escolar, numa freguesia rural do concelho de Viana do Castelo, constituído por quinze crianças, no qual foram registadas necessidades relacionadas com o desenvolvimento da linguagem oral, sobretudo das capacidades expressivas da linguagem. Tal situação denunciava o comprometimento da
consciência linguística destacando, contudo, as vertentes associadas ao domínio das palavras, nomeadamente as habilidades lexicais e morfológicas.
O objetivo do projeto, com a duração de dez semanas, é contribuir para a obtenção de melhorias das habilidades linguísticas selecionadas, definindo-se três questões de investigação: 1) Que impacto apresenta a implementação de uma intervenção centrada no desenvolvimento de competências lexicais e morfológicas num grupo de pré-escolar, com necessidades relacionadas com a linguagem oral? 2) Quais as
estratégias a utilizar? 3) Que dificuldades podem surgir?
Assente no paradigma interpretativo, optou-se por adotar para este projeto uma metodologia de investigação-ação, dada a presença de uma forte componente reflexiva, processo indutor de mudança e inovação. Foram utilizados, como métodos de recolha de dados, a observação participante, meios audiovisuais e documentos produzidos pelas crianças.
Os resultados demonstram que a intervenção efetuada produziu um impacto significativo nas crianças, verificando-se evolução das habilidades orais traduzidas, sobretudo, sob a forma de melhorias práticas, nomeadamente, momentos de argumentação, reaplicação adequada de vocabulário, identificação e memorização de traços semânticos, adjetivação da linguagem e manipulação de palavras. This report was realized within the scope of the Supervised Teaching Practice II of the Master's in Pre-School Education and it is based on the assumption that the adoption of practices promoting language development plays an important role in preschool education. The project "Discovering the World", centered on the field of Oral Language and Approach to Writing, took place in a pre-school group, in a rural parish of the county of Viana do Castelo, constituted by fifteen children, in which related needs were recorded with the development of oral language, especially the expressive abilities of language. This situation denounced the commitment of the linguistic conscience highlighting, however, the strands associated with the domain of the words, namely the lexical and morphological abilities. The goal of the ten-week project is to contribute to improvements in selected language skills by defining three research questions: 1) What impact does the implementation of an intervention centered on the development of lexical and morphological skills in a pre-school group, with oral language related needs? 2) What strategies to use? 3) What difficulties can arise? Based on the interpretative paradigm, it was decided to adopt a research-action methodology for this project, given the presence of a strong reflective component, process inducing change and innovation. Participant observation, audiovisual media anddocuments produced by children were used as methods of data collection. The results show that the didactic proposal had a significant impact on the children, and oral skills were evolved, mainly translated in the form of practical improvements, namely moments of argumentation, adequate reapplication of vocabulary, identification and memorization of semantic traits, adjectivation of language and word manipulation. |
Descrição: | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2104 |
Aparece nas colecções: | ESE - Dissertações de mestrado |
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