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Título: Implementação da ISO 9001 em complementaridade com o sistema HACCP num restaurante
Autores: Alves, Manuel Rui
Reis, Maria João Sampaio Magalhães de Melo
Palavras-chave: NP EN ISO 9001:2008
Sistemas de gestão da qualidade
HACCP
Restaurante
Quality management systems
Restaurant
Data: 23-Abr-2013
Resumo: O objetivo deste trabalho foi aprender a lidar com a norma NP EN ISO 9001:2008 - Sistemas de Gestão da Qualidade, através da sua aplicação no restaurante O Souto. A norma diz o que deve ser feito mas não diz como fazer por isso, este trabalho debruçou-se essencialmente na questão de como implementar os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2008, mais concretamente na elaboração de documentos e instrumentos de suporte necessários à implementação da respetiva norma. A empresa encarou a implementação da NP EN ISO 9001:2008 como um pilar da melhoria continua, um factor de competitividade face ao mercado circundante e uma gestão estratégia mais inteligente e controlada. Foram elaborados os procedimentos documentados exigidos pela norma, e outros considerados úteis ao desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade. No final de todo o trabalho pode-se dizer que o restaurante O Souto está a preparado para avançar com a certificação. O envolvimento de todos os colaboradores foi conseguido, o fator comunicação foi melhorado, a nível de gestão de custos e stocks melhorou bastante e os inquéritos para avaliação da satisfação do cliente foi a mais-valia implementada. Todas as críticas positivas e negativas são prontamente avaliadas e são o pilar na melhoria do serviço.
The objective of this study was to learn to deal with the NP EN ISO 9001:2008 - Quality Management Systems, through its application in the restaurant Souto. The standard says what must be done but doesn’t say how to do so, this work is mainly addressed the issue of how to implement the requirements of standard EN ISO 9001:2008, specifically the design of documents and other instruments necessary to support the implementation of this standard. The company faced the implementation of the NP EN ISO 9001:2008 as a cornerstone for continuous improvement, a factor of competitiveness relative with the market and management strategy surrounding smarter and controlled. All proceedings and other documents were prepared according to standard, necessary to the development of the Quality Management System At the end of all the work it can be said that the restaurant O Souto is prepared to proceed with the certification. The involvement of all employees has been achieved, the communication factor was improved, the level of cost management and improved greatly stocks and surveys to assess customer satisfaction has been the added value implemented. All positive and negative criticisms are promptly evaluated and are the cornerstone in improving the service.
Descrição: Mestrado em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2106
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