Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2107
Title: O design emocional no desenvolvimento de acessórios de moda para transporte de animais domésticos canídeos de pequeno porte
Authors: Soares, Liliana
Venâncio, Rosa
Faria, Beatriz Soares
Keywords: Design emocional
Luxo
Moda
Artesanato
Animais domésticos
Emotional design
Lux
Fashion
Crafts
Pets
Issue Date: 11-Nov-2018
Abstract: Esta projeto de investigação insere-se no âmbito dos acessórios de moda e tem como objetivo o desenvolvimento de uma mala para transporte de animais domésticos canídeos de pequeno porte, portadora de criatividade e de novos significados. Metodologicamente, utiliza-se o método do Design Emocional, qualificando a vertente distinta do mercado de luxo com o saber fazer do artesanato. A aplicação de técnicas artesanais e materiais luxuosos, como a pele, pode ser uma oportunidade para cruzar novos processos e novas temáticas, oferecendo qualidade e detalhe ao produto final. Em termos de aplicação beneficia-se da parceria com a empresa Multicouro, de São João da Madeira, que se dedica à comercialização de peles e outros componentes, com alargada gama de produtos. Por um lado, esta parceria oferece a possibilidade de incorporar cores, padrões, componentes e materiais (peles) diferentes, conotando o produto com um significado renovado. Por outro lado, neste estudo utilizam-se restos e desperdícios de materiais, contribuindo para a sustentabilidade. Com este estudo espera-se provar que a criação de um produto de luxo, orientado para a temática dos acessórios de moda para transporte de animais, comprova o papel do design como disciplina veiculadora de cultura, acrescentando novas qualidades de desempenhos emocionais e semânticas ao objecto e, consequentemente, acrescentando valor e sentido à vida das pessoas.
This project research is part of the fashion accessories context and aims to develop a suitcase for transporting small port domestic animals, carrying creativity and new meanings. Methodologically, the method of Emotional Design is used, qualifying the distinct aspect of the luxury market with the know-how of the craft. The application of handcrafted techniques and luxurious materials, such as skin, can be an opportunity to cross new processes and new thematic, offering quality and detail to the final product. In terms of application, it benefits from a partnership with the company Multicouro, in São João da Madeira, which sells fur and other components, with a wide range of products. On the one hand, this partnership offers the possibility of incorporating different colors, patterns, components and materials (skins), connoting the product with a renewed meaning. On the other hand, in this study wasted materials are used, contributing to sustainability. This study is expected to prove that the creation of a luxury product, oriented to the subject of fashion accessories for transporting small canines, proves the role of design as a discipline that drives culture, adding new qualities of emotional performance and semantics to the object and, consequently, adding value and meaning to people's lives.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2107
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz_Faria.pdf6.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.