Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Professor Doutor Luís Paulo Lopes Brandão Areosa-
dc.contributor.authorBrito, Maurício Pereira de-
dc.date.accessioned2019-01-14T12:43:51Z-
dc.date.available2019-01-14T12:43:51Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2113-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Atividades de Fitness apresentado na Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.pt_PT
dc.description.abstractObjetivos: O presente estudo pretende contribuir para um debate sobre as estratégias a utilizar no trabalho da aptidão física em aulas de Educação Física, tendo para isso avaliado o efeito de um programa de treino funcional no desenvolvimento da aptidão física funcional dos alunos. Métodos: O estudo envolveu 102 alunos, entre os 14 e 15 anos, distribuídos aleatoriamente em 2 grupos de estudo: (GE n = 84 e GC n= 18). Ao longo de 10 semanas, 84 alunos (39 do sexo masculino e 45 do sexo feminino) de 4 turmas do 10º ano de uma Escola Secundária do Norte de Portugal realizaram um programa de treino funcional, implementado nos primeiros 25 minutos de cada uma das duas aulas semanais. No início e no final do programa foram analisados os efeitos na melhoria da aptidão física funcional e das características somáticas dos alunos, comparando os resultados do grupo experimental com os 18 alunos (7 do sexo masculino e 11 do sexo feminino) de uma outra turma do 10º ano que não realizaram o programa. Foi ainda avaliado o tempo de Atividade Física extraescolar, e a idade maturacional dos participantes. Utilizámos o programa SPSS versão 22.0, para Windows. O nível de significância foi estabelecido em p ≤ 0.05. Resultados: Verificaram-se melhorias significativas generalizadas entre as avaliações (inicial e final) para ambos os grupos, mas verificaram-se diferenças significativas entre as mudanças registadas no GC e o GE (Tempo*Grupos) e entre os grupos de sexo masculino e feminino (Tempo*Sexo). Verificaram-se efeitos significativamente melhores no GE do que no GC, quer na generalidade, quer quando separados por sexo. Também os rapazes melhoraram mais que as raparigas na generalidade. Os resultados apontam para melhorias de valores somáticos mais flagrantes no sexo feminino, apesar de não serem considerados significativos. Conclusões: Um programa de treino funcional pode ser considerado uma metodologia eficaz no desenvolvimento da aptidão física dos alunos nas aulas de Educação Física, desde que bem estruturado e tendo em conta o papel do professor na sua consecução e na identificação das variáveis que integram o processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractObjectives: By determining the effect of a functional training programme on the development of the students’ functional physical aptitude, this study aims to contribute to the debate on the strategies to be used in the development of physical aptitude in Physical Education classes. Methods: The study involved 102 students, aged between 14 and 15 years old, randomly distributed in two study groups (EG n = 84 e CG n= 18). Throughout ten weeks, 84 students (39 male and 45 female) from four 10th grade classes in a secondary school in the north of Portugal underwent a functional training programme which was implemented in the first 25 minutes of each of their two weekly lessons. A battery of tests (functional, somatic and physical activity-related) was applied at the beginning and at the end of the programme. The effects on the improvement of the students’ functional physical aptitude as well as on their somatic features were looked at. These results were then compared to the ones obtained with 18 students (7 male and 10 female) from a different 10th grade class which hadn’t been subjected to the programmme. The extra-curricular physical activity as well as the students’ maturational age were also evaluated. The SPSS, 22.0 version, was used for statistical analysis. The level of significance was established in p ≤ 0.05. Results: General significant improvements were verified, from the initial evaluations to the final ones. Relevant differences between the CG and the EG (Time * Groups) and between the male and female groups (Time * Gender). The effects of the programme were notably better in the EG students, both generally and when separated according to their gender. Furthermore, in general, the boys’ results improved more than the girls’. The results also show an improvement of the somatic values that is more notorious in the girls, although these values are not considered relevant. Conclusions: A functional training programme may be considered an efficient methodology in the development of the students’ physical aptitude in Physical Education classes provided that it is well-structured and takes into account the role of the teacher in its implementation and in the identification of the variables which interfere in the teaching-learning process.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectAptidão físicapt_PT
dc.subjectTreino funcionalpt_PT
dc.subjectVariações somáticaspt_PT
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectPhysical aptitudept_PT
dc.subjectFunctional trainingpt_PT
dc.subjectSomatic variablespt_PT
dc.subjectTeaching-learning processpt_PT
dc.titleEstudo da aplicabilidade de um programa de treino funcional em alunos do ensino secundáriopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Atividades de Fitnesspt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineCiências do desportopt_PT
dc.identifier.tid202135110pt_PT
Appears in Collections:ESDL - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mauricio_Brito.pdf4.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.