Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2114
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dc.contributor.advisorFonseca, Lina Maria Dias da-
dc.contributor.authorSantos, Cátia Roberta Mesquita dos-
dc.date.accessioned2019-01-16T17:51:12Z-
dc.date.available2019-01-16T17:51:12Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2114-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractA presente investigação, desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como propósito compreender o tipo de raciocínio que os alunos do 4.º ano desenvolvem perante uma determinada tarefa e como o fundamentam, ao longo da realização de uma determinada sequência de tarefas. Pretendeu-se criar condições para que desenvolvam e aperfeiçoem o seu raciocínio através da justificação, mas também, promover-se momentos reflexivos nos quais, através da partilha, se disponibilizassem técnicas de auxílio de organização do seu próprio pensamento. Neste sentido, e de forma a orientar o estudo, formularam-se as seguintes questões de investigação: 1. Como se caracteriza o raciocínio matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade?; 2. Como é que os alunos procuram justificar as suas resoluções?; 3. Que estratégias de resolução de problemas utilizam?. Perante a intenção deste estudo torna-se implícita a utilização de uma abordagem qualitativa, pois o raciocínio e a sua comunicação envolvem, naturalmente, a descrição e exploração de estratégias com base no que os participantes enunciam. Seguiu-se um design de estudo de caso, caso este, constituído por dezanove alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade. Como meio de obter informações relevantes, foram utilizados como métodos de recolha de dados, observações, notas de campo, conversas informais, gravação áudio, vídeo e fotografia e, tarefas individuais e de grupo. Os resultados obtidos apontam para uma melhoria significativa de diferentes capacidades dos alunos, nomeadamente, a nível da compreensão e resolução de problemas, da identificação e aplicação de estratégias e da comunicação matemática, sendo que se revelaram bastante capazes de utilizar diferentes esquemas de justificação para sustentar e defender o seu raciocínio. Verificando-se também, um aumento de atitudes positivas, como a motivação, o envolvimento e a persistência dos alunos face a esta disciplina. A reflexão que surge no final deste estudo é reflexo de toda a prática experienciada pela investigadora que assumiu, em simultâneo, o papel de professora estagiária do grupo.pt_PT
dc.description.abstractThe present research, developed within the Supervised Teaching Practice from the Pre-school and Primary Teacher Education (1st cycle) Master Degree, aims to understand the type of reasoning that 4th grade students develop with a certain task and how they base on it. It is intended not only to create conditions for them to develop and improve their reasoning through justification, but to understand how students share their reasoning within each other. For this matter, and to guide this study, the following research questions were formulated: 1st) How to characterize 4th grade students mathematical reasoning?; 2nd) How do 4th grade students justify their resolutions?; 3rd) What problem solving strategies do 4th grade students use? Due to the main goals of the study, the use of a qualitative approach is implicit, since the reasoning and its communication naturally involve the description and exploration of strategies based on what the participants enunciate, a case study was designed. The case study includes nineteen students from a class of the 4th grade. To obtain relevant data, observations, field notes, informal conversations, audio recording, video and photography, and individual and group tasks were used. The results obtained point out to a significant improvement in the different capacities of the students, namely, in understanding and solving problems, identifying and applying strategies and mathematical communication, being that they proved quite capable of using different proof schemes to support and defend their reasoning. There is also an increase in positive attitudes, such as motivation, involvement and persistence of students in mathematics. The reflection that arises at the end of this study is the reflection of all the practice experienced by the researcher who, simultaneously, assumed the role of trainee teacher of the group.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEsquemas de justificaçãopt_PT
dc.subjectEstratégias de resolução de problemaspt_PT
dc.subjectRaciocínio matemáticopt_PT
dc.subjectMathematical reasoningpt_PT
dc.subjectProblem-solving strategiespt_PT
dc.subjectProof schemespt_PT
dc.titleRaciocinando matematicamente: um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid202140997pt_PT
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