Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2116
Title: O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Rebouço, Ana Catarina Franco
Keywords: Educação para o desenvolvimento
Manual escolar
Textos
Leitura
Education for development
School manual
Texts
Reading
Issue Date: 20-Dec-2018
Abstract: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado de ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2º ciclo do Ensino Básico, na Escola Supe-rior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A prática de Ensino Supervi-sionada é uma componente muito importante na formação de futuros professores, pois esta prática conclui um ciclo de aprendizagens, tendo como principal finalidade preparar futuros docentes para o acesso à prática profissional docente. A unidade curricular em questão apresenta duas variantes de Prática de Ensino Supervisionada, uma intervenção em contexto do 1º ciclo e uma intervenção em contexto de 2º ciclo. O presente relatório apresenta o percurso pedagógico desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada e descreve o estudo da investigação que decorreu na ICE II, numa turma do 6º ano e na disciplina de Português. O objetivo principal desta investigação é compreender de que forma os textos e atividades do manual escolar de Português e atividades a ele associadas promovem situações de Educação para o Desenvolvimento. Para que este objetivo fosse alcançado foram definidas duas questões de investigação: 1) Quais as temáticas presentes nos textos do manual escolar e que relação apresentam com a área da Educação para o Desenvolvimento? e 2) De que modo as atividades de leitura mobilizam as temáticas de Educação para o Desenvolvimento? Face ao objetivo geral do estudo, adotou-se uma me-todologia de investigação qualitativa, de vertente interpretativa em contexto exploratório. A recolha de dados teve por base o manual escolar de Português adotado na turma. Os resultados obtidos permitem-nos compreender que o manual escolar carece de textos que envolvam as temáticas de Educação para o Desenvolvimento, pois de 43 textos somente 10 é que permitem trabalhar temas de ED.
The presente report was developed in the field of tje init curricular of Practice of Teaching Supervised, integrated in the Master’s degree of Teaching of the 1st cycle of the Basic Education and Portuguese Education and History and Geography of Portugal of the 2nd cycle of Basic Education, in School of Education of the Instituto Politécnico de Viana do Castelo. The practice of supervised teaching is a very importante component in the training of future teachers, since this practice concludes a cycle of learning, having as main purpose is to prepare future teachers for access to professional teaching practice. The unit curricular in question presents two vari-ants of Practice of Teaching Supervised, an intervention in context of 1º cycle and an interven-tion in context of 2º cycle. This report presents the pedagogical course developed during the Practice of Teaching Supervised and describes the study of the research to hapen in ICE II, in a 6th grade class and in the Portuguese subject. The main objective of this research was to un-derstand how the texts and activities of the Portuguese textbook and activities associated with it promote situations of Education for Development. For this goal to be achieved were set two research questions: 1) What are the themes present in the textbooks of the school manual and what relation do they have with the area of Education for Development? and 2) In what way do reading activities mobilize the themes of Education for Development? In view of the general objective of the study, a qualitative research methodology was adopted, with an interpretive view in an exploratory context. The data collection was based on the Portuguese textbook adopted in the class. The results obtained allow us to understand that the school manual lacks texts that involve the themes of Education for Development, since of 43 texts only 10 are that allow work ED subjects.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2116
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Rebouco.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.