Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2120
Title: Abraçar a poesia para compreender o mundo : um estudo com alunos do 6º ano
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Barbeitos, Rafaela Catarina Alpoim
Keywords: Poesia
Educação para o Desenvolvimento
Interpretação
Leitura
Poetry
Education for Development
Interpretation
Reading
Issue Date: 20-Dec-2018
Abstract: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º CEB e 2º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. A prática foi desenvolvida em dois contextos distintos, tendo ocorrido numa escola de 1º Ciclo, numa primeira fase, e numa escola de 2º Ciclo, numa segunda fase. Apresenta-se neste relatório uma síntese das intervenções nos dois contextos e descreve-se o trabalho de investigação desenvolvido: Abraçar a poesia para compreender o mundo – um estudo com alunos do 6ºano. O estudo decorreu numa turma do 6º ano, na disciplina de Português e teve a seguinte questão de partida: De que forma a abordagem ao texto poético permite não só fomentar o gosto pela sua leitura como também permite a abordagem a temas e valores ligados à Educação para o Desenvolvimento? Face à questão exposta foram formulados dois objetivos de estudo: (1) reconhecer na abordagem ao texto poético e na sua interpretação temáticas associadas à Educação para o Desenvolvimento; e (2) sensibilizar o gosto pela poesia através da concretização de um projeto de leitura. O estudo privilegiou a metodologia qualitativa, com cariz descritivo e interpretativo, e teve como principais instrumentos de recolha de dados a observação direta, os registos escritos e audiovisuais e questionários. Conclui-se que o trabalho desenvolvido permitiu sensibilizar os alunos para a poesia e, ao mesmo tempo, consciencializar para temáticas que envolvem a Educação para o Desenvolvimento, nomeadamente sobre as migrações, os direitos das crianças, a extinção das espécies, a cidadania, a justiça, a liberdade e a paz.
The present report was made under the Supervised Teaching Practice of the Master’s Degree in 1 st cycle of Basic Education and 2 st cycle Basic Education in Portuguese and History and Geography of Portugal. The practice was developed in two different contexts, one of them at 1 st cycle school, on the first phase, and the other one in a 2 st cycle school, on the second phase. We present in this report one synthesis of the intervention at both phases and describe the investigation work developed. Embrace poetry to understand the world – a study with pupils from the 6 grade. The study took course at one of the classes from the 6th grade, a Portuguese Class and it started with the following question: On which way the approach to poetry allows us to not only increase awareness for reading but also it allows the approach of themes and values connected to Education for Development? Facing the question two associated themes of study were purposed: (1) Recognise the approach to poetic text and its interpretation themes associated to education and development; (2) Increase the awareness for poetry trough a reading project. The study favoured the quality methodology, with a descriptive and interpretative look, and had as mains instruments of data storage a direct observation, written and audio visual registers and questionnaires. To conclude, the developed work allowed to increase pupils awareness for poetry, and at the same time, raise awareness to themes involving Education for Development, especially on migration, children’s rights, species extinction, citizenship, justice, freedom and peace.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2120
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafaela_Barbeitos.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.