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Title: Abre os olhos e a mente! A aula de História e Geografia de Portugal como ponto de partida para promover a Educação para a Cidadania Global
Authors: Caramalho, Daniela Filipa Lima
Advisor: Cruz, Sónia Catarina da Silva
Keywords: História e Geografia de Portugal;Educação para o Desenvolvimento;Refugiados;Direitos Humanos;History and Geography of Portugal;Development education;Refugees;Human rights
Issue Date: 27-Dec-2018
Abstract: O presente relatório sintetiza o percurso pedagógico desenvolvido ao longo da intervenção em contexto educativo no ano letivo 2017/2018, destacando o modo como criamos sequências didáticas para as diferentes áreas curriculares, os materiais pedagógicos desenvolvidos e o nosso envolvimento nas comunidades educativas. Assim, é efetuado o enquadramento das duas intervenções realizadas, uma no 1.º CEB e outra no 2.º CEB, bem como a apresentação do estudo realizado na disciplina de História e Geografia de Portugal, no 6º ano de escolaridade, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento. Entendendo como missão do professor a necessidade de formar os jovens para o respeito pelos Direitos Humanos e para a solidariedade entre todos os povos, decidimos centrar o nosso estudo numa temática muito particular da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global: os refugiados de guerra da Síria. Assim, partindo do ensino formal do tema relativo à construção da União Europeia, desenvolvemos um estudo que teve como propósito compreender que ideias é que os alunos do 6.º ano de escolaridade apresentam relativamente à problemática da aceitação ou não aceitação dos refugiados sírios em Portugal. Neste contexto, a investigação contou com a participação de 16 alunos, tendo-se optado por um paradigma de investigação qualitativo, com algum tratamento quantitativo. Como técnicas de recolha de dados recorremos à observação direta (sendo as notas de campo registadas num diário de bordo), ao inquérito por questionário e à análise documental (documentos produzidos pelos alunos). Os resultados obtidos levam-nos a concluir que é exequível integrar a Educação para o Desenvolvimento nas aprendizagens de História e Geografia de Portugal, neste caso foi possível articular com sucesso a temática da aceitação dos refugiados de guerra com o ensino da União Europeia. Além disso, os alunos demonstraram uma evolução positiva das suas conceções entre o início e o final do estudo, demonstrando progressivamente empatia por quem se encontra na situação de refugiado de guerra. Concluímos este trabalho com uma reflexão sobre o caminho traçado até aqui.
This report summarizes the pedagogical path developed during the intervention in the educational context in the academic year 2017/2018, highlighting the way we create didactic sequences for the different curricular areas, the developed pedagogical materials and our involvement in the educational communities. Thus, the framework of the two interventions is performed, one in the 1st CEB (which translates to Basic Education Cycle in English) and another in the 2nd CEB, as well as the presentation of the study carried out in the subject of History and Geography of Portugal, in the 6th year of schooling in the scope of the Development Education. As we understand the teacher's mission to be the need to train young people to respect Human Rights and solidarity among all peoples, we decided to focus our study on a very particular theme of Development and Global Citizenship Education: war refugees of Syria. Thus, starting from the formal education of the theme related to the construction of the European Union, we developed a study whose purpose was to understand what ideas 6th grade students have regarding the issue of acceptance or non-acceptance of Syrian refugees in Portugal. In this context, the research had the participation of 16 students and therefore we opted for a qualitative research paradigm, with some quantitative treatment. As data collection techniques we used direct observation (field notes being recorded in a logbook), questionnaire surveys and documentary analysis (documents produced by the students). The results obtained lead us to conclude that it is feasible to integrate Development Education in the learning of History and Geography of Portugal, in this case it was possible to articulate successfully the theme of acceptance of war refugees with the teaching of the European Union. In addition, the students demonstrated a positive evolution of their conceptions between the beginning and the end of the study, demonstrating progressively empathy for those who are in the situation of war refugee. We conclude this paper with a reflection on the path traced so far.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2121
Appears in Collections:FPEB - Dissertações de Mestrado

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