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Title: A influência da música em contexto pré-escolar
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Medeiros, Luísa da Conceição Furtado
Keywords: Educação pré-escolar
Música
Interação
Transversalidade
Preschool education
Music
Interaction
Transversality
Issue Date: 12-Dec-2018
Abstract: O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Contou com a participação de 20 crianças com idades entre os 2 e os 3 anos de uma sala de um jardim-de-infância pertencente ao concelho de Viana do Castelo. Este relatório tem como propósito mostrar a importância da música, como esta pode ser também utilizada como recurso através da sua transversalidade nas diferentes áreas do saber, podendo ser potenciadora de múltiplas aprendizagens. Como as crianças têm gosto pela música, desde muito cedo, sendo algo que já nasce com elas, gostando de cantar, ouvir e/ou produzir sons, ou simplesmente ouvir música devemos ter em linha de conta o que é defendido por Gordon (2000, p. 305) “é durante o estádio de aptidão musical evolutiva que uma criança atinge o máximo do seu potencial para aprender música. Quanto mais pequena for a criança, maiores são as possibilidades de a aptidão musical evolutiva poder ser elevada até ao nível com que nasceu”. Assim, dado que a música é a linguagem universal mais completa a criança deve ser encaminhada, desde muito cedo, para o mundo dos sons. Ao longo deste relatório será feita referência a questões teóricas que fundamentam a importância da música na educação das crianças e, como não podia deixar de ser, fazer referência também ao papel do educador e professor no seu contexto profissional. De forma a completar o nosso relatório, serão apresentadas as práticas educativas supervisionadas que foram implementadas neste âmbito e, perceber o seu impacto no desempenho e desenvolvimento profissional enquanto futura profissional nesta área.
This Internship Report was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice Course II integrated in the Master's Degree in Pre-School Education. 20 children aged between 2 and 3 years old from a kindergarten at the city of Viana do Castelo took part in this study. The goal of this study is to demonstrate how music can be helpful in different areas of knowledge, and can be a source of multiple learning. It is known that children are sensible to music from an early age. They enjoy singing, listening and/or producing sounds. It must be taken into account that "it is during the stage of evolutionary musical aptitude that a child reaches the maximum of his potential to learn music. The smaller the child, the greater the chances that the evolving musical aptitude can be raised to the level at which it was born" (Gordon, 2000, p. 305). Thus, as music is the most complete universal language, children must experience the world of sounds from a very early age. Throughout this report references to theoretical premises will be made to justify the importance of music in the education of children, as well as to the role of educator and teacher in a professional environment. Lastly, supervised educational practices that were applied in this study will be presented, in order to assess its role in the professional performance of the future childhood educator.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2125
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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