Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2136
Title: | O contributo da dança para o desenvolvimento motor dos alunos no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Authors: | Gonçalves, Francisco José Miranda Ferreira, Ana Margarida Alves Lemos, Valéria Maria Machado Ribeiro |
Keywords: | Dança Dança nas crianças Desenvolvimento motor Dança no 1º ciclo Importância da dança Dance Children's dance Motor development Dance in the 1st cycle The importance of dance |
Issue Date: | 11-Jan-2019 |
Abstract: | Este Relatório fez parte da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do
Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente estudo
investigativo de cariz qualitativo tem como problemática verificar o contributo da dança
para o desenvolvimento motor dos alunos do 1.º Ciclo e observar a evolução dos alunos
nas respetivas habilidades motoras, numa coreografia de dança. Com o objetivo de refletir
acerca desta problemática e do problema imposto, foram formuladas algumas questões de
investigação: (1) Que dificuldades são encontradas nos alunos ao longo do ensino da
coreografia? (2) Que habilidades motoras os alunos são capazes de efetuar no período de
aprendizagem da coreografia? (3) As meninas são capazes de compreender mais
rapidamente a coreografia ensinada? (4) Os meninos são capazes de ter uma maior
evolução no processo de ensino e de aprendizagem? (5) O fator “pior ou melhor da turma”
contribui para um melhor desempenho motor na aprendizagem da coreografia? Este
estudo investigativo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa. Nesta investigação
participaram, 25 alunos, mas tendo sido selecionados 3 alunos, com idades entre os seis e
sete anos para serem os agentes principais deste estudo, nomeadamente para analisar a
sua evolução ao longo das três sessões. Quanto à recolha de dados, recorreu-se: à
observação participante, a uso de “ficha de feedbacks e timeline”, e gravação de vídeo. Ao
longo da implementação verificou-se que as dificuldades acrescidas dos alunos mostraram
ser na execução de determinados passos da coreografia, como a pirueta, deslizar para a
direita e para a esquerda, “chuta pousa abre”, e, ainda, nalgumas habilidades motoras. As
conclusões provenientes deste estudo mostram que os alunos avaliados foram evoluindo
no que diz respeito ao seu desempenho motor, ultrapassando as dificuldades e demonstra
até que ponto a dança ajudou no desenvolvimento motor dos alunos. Também é possível
verificar os feedbacks dados pela docente e a importância dos mesmos para a evolução dos
alunos. This Report was part of the Supervised Teaching Practice II course, the Master’s Degree in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. The present qualitative research study has the problem of discovering the contribution of dance to the development of 1st cycle students and the difficulty and evolution of the movements in their motor skills, in a dance choreography. In order to reflect on this problem and the imposed problem, some research questions were formulated: (1) What difficulties are encountered in the students during the teaching of choreography? (2) What motor skills are students capable of performing during the choreography learning period? (3) Are girls able to understand the choreography taught more quickly? (4) Are boys capable of greater evolution in the teaching-learning process? (5) The "worse or better" factor contributes to a better performance in choreography learning? In this research, 25 students participated, but 3 students, aged between six and seven, to be as the osposits goal this study, including to analyse to the evolution of the three sessions. Concerning the collection of data, we used: participant observation; the use of “feedbacks and timeline”, photographic and video records. The choreography taught and learned by the students proved to be a huge challenge for the students who collaborated positively on this one. Throughout the implementation it was verified that the students’ increased difficulties were shown in the execution of certain choreography steps and in some motor skills. Throughout the implementation it was verified that the increased difficulties of the students showed to be in the execution of of certain steps of the choreography, as a pirouette; slide to the right and left, and "kick lands open"; and in some motor skills. Through the results obtained from the charts and tables, it was possible to verify that the students were evolving with respect to their motor performance, overcoming the difficulties and analyzing to what extent the dance helped in the motor development of the students. |
Description: | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2136 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Valeria_Lemos.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.