Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2139
Title: O Lugar da educação para o desenvolvimento e cidadania global no domínio da oralidade: uma experiência no 4º ano
Authors: Azevedo, Marta Areias
Advisor: Aguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa
Keywords: Oralidade;Educação para o desenvolvimento e para a cidadania global;Aprendizagens integradas;Orality;Education to the development and global citizen;Integrated learning
Issue Date: 25-Jan-2019
Abstract: Este relatório foi realizado na Prática de Ensino Supervisionada, que se integra no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A PES decorreu numa primeira fase no Pré- Escolar e depois no 1º CEB. O projeto de investigação é centrado na área do Português, mais concretamente no domínio da Oralidade, interligando, ainda, diferentes temáticas da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG). Trabalhar temáticas de ED/ECG é importante na sociedade atual, pois é necessário que os alunos tenham conhecimento dos problemas que abalam o mundo, mas também da importância da participação como cidadão solidário e justo. A investigação realizou-se numa escola do distrito de Viana do Castelo, numa turma com 17 alunos do 4º ano de escolaridade, uma vez que se encontraram lacunas a nível da ED/ECG e da Oralidade. O objetivo principal deste estudo é perceber se é possível articular a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global com a Oralidade, tendo sido colocada uma questão de partida: 1) Como podemos trabalhar a oralidade numa perspetiva da ED/ECG? Como objetivos mais específicos, este estudo, pretende (i) identificar o conhecimento prévio dos alunos acerca das temáticas da ED/ECG; (ii) apurar as dificuldades que sentem no domínio da oralidade; e (iii) propor um conjunto de tarefas articuladas dos conteúdos de ED/ECG e das aprendizagens da oralidade. Face ao problema, optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza interpretativa, tratando-se ainda de um estudo de caso. Foram utilizadas, como técnicas de recolha de dados, a observação, dois inquéritos por questionário (inicial e final), documentos elaborados pelos alunos, o registo áudio, vídeo e fotográfico e as conversas. Num primeiro momento, foi realizado um inquérito inicial, posteriormente um conjunto de oito tarefas e, por fim, um questionário final. Após analisados os dados, tendo em consideração as diferentes categorias, concluímos que os alunos mostraram uma evolução nos seus desempenhos orais. Mostraram ainda o aumento dos conhecimentos acerca das temáticas da ED/ECG. Concluindo, o plano de intervenção mostra que é possível trabalhar a oralidade numa perspetiva de ED/ECG.
This report was performed within the curricular unit Prática de Ensino Supervisionada integrated in Mestrado de Educação Pré-escolar e do 1ºciclo do Ensino Básico, of Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. PES took place in an initial phase in the Pre-School and then in the 1st CEB. This investigation project is centered in the area of Portuguese language, more specifically in Orality domain, integrating different subjects of education development and global citizenship. Working subjects of ED/ECG is important to the actual society, it is necessary that students have knowledge of the problems that affects the world, but also of the importance to participate as a solidary and just citizen. This investigation was realized in a school of Viana do Castelo district, more specifically in a seventeen students’ class of the fourth degree, where were found faults in the ED/ECG and in the orality. The main purpose of this search is to know if it exists a possibility to work education to the development/ education to the global citizen and the orality in an articulated way, having been a matter of departure: 1) How can you work the orality in an ED/ECG perspective? As objectives more specifies, this search pretends (i) to identify the previous the students knowledge in what concerns the subjects of ED; (ii) to find out the difficulties that are felt in the domain of orality; and (iii) to propose a set of articulated tasks of the contents of ED / ECG and of orality learning. Against this issue, was chosen a qualitative methodology of an interpretative nature being also a case study. It were used as techniques of data collect: observation, two inquests for questionnaires (initial and final), documents produced by the students, an audio, video and photo register and conversations. In a first moment, was realized an initial inquest, then a set of eight tasks and, at the end, a final questionnaire. After the data analysis, and considering the different categories, was conclude that students presented an evolution in their oral performance. They manifested an increase of knowledge about the themes of ED/ECG. Concluding, the intervention plan notices that is possible working the orality in a perspective of ED/ECG.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2139
Appears in Collections:FPEB - Dissertações de Mestrado

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