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Title: Plano de marketing para uma unidade hoteleira em Viana do Castelo
Authors: Carvalho, Pedro
Telheiro, André Cunha
Keywords: Marketing
Plano de marketing
Estratégia
Hotel
Marketing Plan
Strategy
Issue Date: 7-Feb-2019
Abstract: As receitas da indústria do turismo em Portugal têm, nesta década, aumentado de forma sustentada. Este crescimento tem, de igual modo, determinado uma evolução positiva das receitas do sector da hotelaria. Neste contexto e produto do sucesso deste mercado, tem-se intensificado também a rivalidade competitiva nesta indústria. Com efeito, as unidades hoteleiras depararam-se com a necessidade de aprimorarem a sua qualidade de serviço e desenvolverem estratégias de marketing mais eficientes. Ora, a implementação de um plano de marketing que oriente a unidade hoteleira para os seus objetivos e traga vantagens competitivas, poderá ser um fator essencial para o sucesso. É neste quadro que surge o tema deste trabalho, que consiste no desenvolvimento de um plano de marketing para o Absoluto Design Hotel, um pequeno hotel de 4 estrelas que se situa no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Sem desconsiderar a estratégia desenvolvida pela atual equipa de gestão deste hotel, este projeto visa apresentar um conjunto de orientações estratégicas, tendo em vista a melhoria do desempenho ao nível do marketing. Para alcançar este objetivo, foi necessário efetuar um diagnóstico detalhado à situação atual do hotel. Para o efeito, foram recolhidos dados primários através de entrevistas e, tendo em vista complementar e consolidar os dados obtidos, foram considerados dados secundários provenientes de opiniões de clientes na plataforma Booking.com, assim como outros documentos oriundos de organismos oficiais. Como principais estratégias prescritas para esta unidade hoteleira, é de destacar: a criação de um restaurante, reconvertendo um espaço subaproveitado; o desenvolvimento de parcerias com entidades externas, das quais se espera que possam contribuir para uma maior ocupação e satisfação dos clientes; uma estratégia de preços mais competitiva e uma promoção mais intensa na época baixa; a renovação e a aquisição de mobiliário mais funcional para os quartos; e a contratação de, pelo menos, mais dois funcionários para o restaurante, assim como a qualificação do pessoal existente, tendo em vista uma maior profissionalização desta unidade hoteleira.
In this decade, the incomes of the tourism industry have increased steadily. This growth in its turn has also lead to positive the hotel sector incomes. In this context, and product of the success in this market, is also intensifying this industries’ competitive rivalry. Effectively, the hotel units faced the need to improve their quality of and develop marketing strategies more efficient. Now, the implementation of a good marketing that guides the hotel unit to accomplish their goals and bring competitive advantages, could be an essential factor to the success. In this way, this thesis will be developing a marketing plan for the Absoluto Design Hotel, a small 4 stars hotel citied in the historical center of Viana do Castelo. Non-disregarding the strategy developed by the current management team, this project aimed to present a set of strategical orientations, in order to improve the performance’ marketing. To reach these goals its fundamental to thoroughly diagnose the hotel current situation. For this purpose, it was collected primary data through interviews, and to help complement and consolidate the data it was collected secondary data provided by users' comments on the Booking.com platform, as well as other documents from official organisms. As main strategies prescribed for this hotel unit it is to be underlined: the creation of a restaurant, reconversion an underutilized space; the development of partnerships with external entities, expecting to contribute to a greater customer satisfaction and occupation; a more competitive strategy price and more intense promotion in the off season; the renovation and acquisition of more functional furniture for the rooms; and the hiring of at least more two employees for the restaurant, as well as the qualification of existing staff, with a view to a greater professionalization for this hotel unit.
Description: Mestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2143
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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