Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2148
Title: Alto Minho global : plano de paradiplomacia económica com a diáspora do Alto Minho
Authors: Mourão, Maria Filipa
Vidinha, Paulo
Martins, Tiago José da Cunha
Keywords: Alto Minho
Internacionalização
Marketing da diáspora
Paradiplomacia económica
Planeamento estratégico
Economic paradiplomacy
Internationalization
Diaspora marketing
Strategic planning
Alto Miño
Internacionalización
Marketing de la diáspora
Paradiplomacia económica
Planificación estratégica
Issue Date: 21-Jan-2019
Abstract: Estágio curricular realizado no Departamento de Desenvolvimento Económico da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, doravante designada por CIM Alto Minho, integrado no Mestrado de Gestão das Organizações – Ramo Gestão de Empresas, promovido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estágio teve por objetivo uma análise académica de iniciativas de promoção internacional do território, instituições e empresas da região do Alto Minho, nomeadamente na identificação de Boas Práticas das relações entre as autoridades administrativas do Alto Minho e a sua Diáspora, no que respeita à na sua interlocução no intercâmbio de iniciativas de âmbito empresarial, social e cultural. O relatório resume as principais ações realizadas no Estágio, uma proposta de Modelo para uma Estratégia de Paradiplomacia Económica, intitulada Estratégia Alto Minho Global, em particular a proposta de uma Rede de Dinamização e Cooperação Económica com a Diáspora do Alto Minho, plataforma de comunicação ágil e flexível que agregue os sectores privado e público, terminando com uma conclusão do estudo realizado, incluindo referências a um Roadmap e principais recomendações para a implementação da Estratégia de Paradiplomacia Económica. No decorrer do estudo, são explorados os conceitos de Paradiplomacia Económica, Marketing Territorial e Marketing da Diáspora.
Curricular internship in the Economic Development Department of the Intermunicipal Community of Alto Minho, hereinafter referred to as CIM Alto Minho, integrated in the Master of Management of Organizations - Business Management Branch, promoted by the Superior School of Technology and Management of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The internship was aimed to assess the developing of initiatives for Alto Minho’s region international promotion, including its institutions and companies, including the identification of Best-Practices in the institutional relations between Alto Minho’s regions administrative authorities and its Diaspora, in particular exploring the possibly the exchange of initiatives with economic, social and cultural dimensions. The report summarizes the main actions carried out during the Internship, a Model proposal for an Economic Paradiplomacy Strategy, called the Alto Minho Global Strategy, including the proposal on Economic Enhancement and Cooperation Network with the Diaspora of the Alto Minho, an agile communication platform and flexible approach that aggregates the private and public sectors, ending with the main conclusions of the study carried out, namely references to a Implementation Roadmap and strategic recommendations for the Economic Paradiplomacy Strategy. Throughout the study, the concepts of Economic Paradiplomacy, International Territorial Marketing and Diaspora Marketing are explored.
Práctica curricular realizada en el Departamento de Desarrollo Económico de la Comunidad Intermunicipal del Alto Miño, adelante denominada CIM Alto Miño, integrado en el Máster de Gestión de las Organizaciones – Especialización de Gestión de Empresas, promovido por la Escuela Superior de Tecnología y Gestión del Instituto Politécnico de Viana do Castelo. La práctica tuvo como objetivo un análisis académico de iniciativas de promoción internacional del territorio, instituciones y empresas de la región del Alto Minho, en particular la identificación de Buenas Prácticas de las relaciones entre las autoridades administrativas del Alto Miño y su Diáspora, en particular en su interlocución en el intercambio de iniciativas de ámbito empresarial, social y cultural. El informe resume las principales acciones realizadas en la Práctica, una propuesta de Modelo para una Estrategia de Paradiplomacia Económica, titulada Estrategia Alto Minho Global, en particular la propuesta de una Red de Dinamización y Cooperación Económica con la Diáspora del Alto Minho, plataforma de comunicación ágil y flexible que agregue los sectores privado y público, terminando con una conclusión del estudio realizado, incluyendo referencias a un Roadmap y principales recomendaciones para la implementación de la Estrategia de Paradiplomacia Económica. En el transcurso del estudio, se exploran los conceptos de Paradiplomacia Económica, Marketing de la Diáspora e Paradiplomacia de la Diaspora.
Description: Mestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2148
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tiago_Martins.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.