Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2153
Title: Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade
Authors: Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Araújo, Jéssica Flávia Rocha
Keywords: Biodiversidade
Estudo do meio
Meio ambiente
Outdoor learning
Saídas de campo
Biodiversity
Environmental studies
Environment
Outdoor learning
Field trips
Issue Date: 25-Jan-2019
Abstract: Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto de investigação centrou-se na área do Estudo do Meio, tendo-se realizado numa escola do distrito de Viana do Castelo, numa turma de 23 alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Depois de compreender que o ambiente envolvente à escola em questão era rico em biodiversidade e livre para poder ser explorado, considerou-se importante dá-lo a conhecer aos alunos, de modo a alterar um pouco a rotina diária da sala de aula. Assim sendo, criou-se uma proposta didática que envolveu 3 saídas de campo com tarefas outdoor, lúdicas, criativas e atrativas. Foram definidas duas questão de investigação: 1) Como é que a proposta didática influencia a aprendizagem dos alunos?; 2) Que atitudes manifestam os alunos quando realizam tarefas outdoor? Neste estudo adotou-se um paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia de cariz qualitativa. A linha orientadora foi o estudo de caso, sendo o caso a proposta didática elaborada para as saídas de campo. Como métodos e instrumentos de recolha de dados selecionaram-se a observação participante e nãoparticipante, questionários, análise de documentos, áudio e vídeo gravação, fotografias e focus groups. Os resultados obtidos foram muito positivos, verificando-se que os alunos adquiriram as aprendizagens propostas. Os objetivos foram todos cumpridos, tendo as atividades sido realizadas com sucesso, compreendendo-se, através da análise dos dados, que os alunos aumentaram o seu conhecimento acerca da biodiversidade de seres vivos e de ecossistemas, eliminando algumas conceções alternativas que tinham no início da intervenção pedagógica. Por outro lado, os alunos mostraram melhorias ao nível do trabalho colaborativo, entreajuda, concentração, persistência, comunicação, entre outros.
This report was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice of the master’s degree in Pre-School and Primary Teaching Education. This research project focused on the study of the environment and was carried out in a school in the district of Viana do Castelo, with 23 students from the 1st and 2nd grade. As the outdoor environment and surroundings of the school was rich in biodiversity and free to be exploited, it was considered important to let the students learn outside and change the daily routine of the classroom. Thus, a didactic proposal was created that involves three field trips with playful, creative and attractive activities. Two research questions were defined: 1) How does the didactic proposal influence student learning?; 2) What attitudes do students manifest when they perform outdoor tasks? In this study, an interpretative paradigm was adopted, following a qualitative methodology with case study, being the case the didactic proposal developed. The strengths and limitations of the didactic proposal were studied using different data collection methods and instruments including participant and non-participant observation, surveys, document analysis, audio and video recording, photographs and focus group. The results revealed that the students acquired the proposed learning. The objectives were all fulfilled, and the activities were carried out successfully. It was understood, through data collection, that the students improved their knowledge about biodiversity and ecosystems, eliminating some previous misconceptions that had before the pedagogical intervention. On the other hand, the students also showed improvements in collaborative work, concentration, persistence, communication, among others.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2153
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica_Araujo.pdf6.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.