Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2155
Title: Plano de marketing - Doureca Produtos Plásticos, Lda
Other Titles: Trabalho de projeto
Authors: Fonseca, Manuel José Serra da
Sousa, Micaela Sofia Araújo
Keywords: Marketing
Plano de Marketing
Business-to-business
SERVQUAL
Marketing plan
Issue Date: 12-Mar-2019
Abstract: Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um plano de marketing para a empresa “Doureca, Produtos Plásticos, Lda.”, que atua no setor automóvel, mais concretamente no ramo de cromagem de peças plásticas para o setor automóvel, desde 1988. O foco deste estudo subdivide-se em dois temas: o plano de marketing e todos os seus componentes e o seu âmbito, o marketing em contexto business-to-business. A consubstanciar a orientação estratégica foi possível desenvolver e aplicar uma entrevista semiestruturada ao sócio-gerente da empresa, Engenheiro Rui Lobo. Por outro lado, foram aplicados inquéritos por questionário SERVQUAL aos clientes mais significativos da empresa, com o intuito de aferir a qualidade percebida do serviço prestado pela empresa. O trabalho final inclui uma análise do ambiente de marketing (interno e externo), a definição de marketing estratégico (segmentação, targeting e posicionamento), a estruturação das políticas de marketing-mix e um plano de ações para o ano de 2019. Este plano de marketing apresenta propostas de estratégias e ações que se acreditam conducentes ao desenvolvimento contínuo e sustentado da empresa em estudo.
This work aims to elaborate a marketing plan for the company "Doureca Produtos Plásticos, Lda.” which operates in the automotive sector, more specificallyin the business of chroming plastic parts for the automobile sector, since 1988. The focus of this study is divided into two themes: the marketing plan and all its components and its scope, marketing in a business-to-business context. To achieve the strategic orientation it was possible to develop and apply a semi-structured interview to the managing partner of the company, engineer Rui Lobo. On the other hand, surveys were applied by Servqual questionnaire to the most significant clients of the company, in order to assess the perceived quality of the service provided by the company. The final work includes an analysis of the marketing environment (internal and external), the definition of strategic marketing (segmentation, targeting and positioning), the structuring of marketing-mix policies and a plan of actions for the year 2019. This marketing plan presents proposals for strategies and actions that are believed to be conduits to the continuous and sustained development of the company under study.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentado na Escola Superior de Ciênciais Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2155
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sousa_Micaela_20003_MM.pdf5.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.