Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2162
Title: Comunicação de marketing nas PME - Estágio na Empresa "MarkaBranka", lda.
Authors: Gomes, Romeu Pinto
Advisor: Serra, Manuel José Serra da
Keywords: Marketing;Comunicação de Marketing;Agência de Publicidade;Marketing Territorial;Marca Cidade;Marketing Communication;Advertising Agency;Regional Marketing;City Brand
Issue Date: 14-Mar-2019
Abstract: No âmbito do trabalho final do Mestrado em Marketing, o presente relatório almeja descrever e contextualizar as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular realizado na organização MarkaBranka, com a duração de 30 semanas (entre outubro de 2017 e abril de 2018). A realidade empresarial, nos dias de hoje, demonstra uma grande predominância de pequenas e médias empresas, principalmente em contexto local. Como o número deste tipo de empresas tem vindo a aumentar, torna-se essencial que estas se distingam umas das outras, conseguindo assim o seu espaço no mercado. Para tal, a comunicação de marketing torna-se cada vez mais imperativa na vida destas empresas. Na sequência deste panorama empresarial, o estágio curricular que dá origem a este relatório, consiste na colaboração com uma agência de publicidade, MarkaBranka - MKBK, Lda., sediada em Monção, que opera com pequenas e médias empresas do Alto Minho. O principal objetivo do estágio realizado baseia-se no contacto direto com a realidade empresarial local, focado na área da comunicação, passando, assim, da teoria para a prática, lidando com todas as dificuldades e sucessos que estão inerentes a este tipo de negócio. Este relatório abrange a descrição das atividades desenvolvidas ao longo de todo o estágio, com predominância no estudo de vários atributos formais do município de Monção, na ótica dos habitantes locais e dos visitantes do município, com o objetivo de aferir se existe uma predisposição para a criação de uma marca cidade do município de Monção. Palavras-
In the scope of the Master degree in Marketing, this report is a final assignment that aims to describe and contextualize the activities developed during the 30-week MarkaBranka training course (between October 2017 and April 2018). The business reality, today, shows a great predominance of small and medium enterprises, especially in the local context. As the number of these types of companies has been increasing, it is essential that they distinguish each other, thus achieving their market share. For that, marketing communication becomes more and more imperative in these companies lifetime. Following this business scenario, the curricular training of this report is the collaboration with an advertising agency, MarkaBranka - MKBK, Lda., headquartered in Monção, which operates with small and medium-sized companies in Alto Minho. The main objective of the internship is based on direct contact with the local business reality, focused on the area of communication, moving from theory to practice, dealing with all the difficulties and success that are inherent to this type of business. This report covers a description of the activities carried out during the whole training period, with a prevalence of the study of several formal attributes of the Municipality of Monção study, from the perspective of local inhabitants and visitors, in order to assess if there is a tendency to create a city brand of Monção.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2162
Appears in Collections:MP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gomes_Romeu Pinto_15630_MM.pdf4.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.