Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2167
Title: Envelhecimento, desempenho cognitivo e (in)dependência na vida diária: um estudo com recurso a dados simbólicos
Authors: Bastos, Maria Alice Martins da Silva Calçada
Dias, Sónia Manuela Mendes
Neiva, Marta Sofia Oliveira
Keywords: Envelhecimento
Desempenho cognitivo
Funcionalidade na vida diária
Análise de dados simbólicos
Gerontologia social
Aging
Cognitive performance
Daily life functional capacity
Symbolic data analysis
Social gerontology
Issue Date: 13-Dec-2018
Abstract: As sociedades atuais deparam-se com uma das maiores transformações da Humanidade – a longevidade, decorrente do aumento da esperança de vida e redução da natalidade. Enquanto processo individual, o envelhecimento ocorre desde o nascimento até à morte, tendo em conta alterações biológicas, psicológicas e sociais no ciclo de vida (Fernández-Ballesteros, 2002). O processo de envelhecimento inclui distintos mecanismos que atuam em momentos e ritmos diferentes para cada indivíduo, dependendo de fatores externos, nomeadamente o estilo de vida, assim como fatores internos, como é o caso do estado de saúde e da genética (Fernandes, 2015). Envelhecer de modo autónomo e independente durante o maior período de tempo de vida é um desafio cada vez maior para as pessoas idosas, as suas famílias e a sociedade. Uma das consequências inerentes ao processo de envelhecimento é a deterioração da capacidade funcional, sendo esta progressiva com a idade, designadamente no desempenho cognitivo e independência para executar com competência as atividades da vida diária. Neste estudo com recurso a dados simbólicos pretende-se analisar grupos de indivíduos com determinadas características sem que haja perda de informação relativamente aos dados associados a cada um dos grupos. Ou seja, ao estudarmos, por exemplo, as variáveis associadas ao grupo Homens/3ª idade/0 anos de escolaridade, não vamos querer considerar para cada variável apenas um único valor ou categoria, mas a distribuição de todos registos associados a essa variável, para esse grupo. Esta é a abordagem da Análise de Dados Simbólicos (Brito & Noirhomme-Fraiture, 2006; Brito, 2014). As bases de dados iniciais – microdados, foram recolhidas através do questionário sociodemográfico, o Índice de Lawton (AIVD; Lawton & Brody, 1969; Sequeira, 2010) e o Mini Mental State Examination (MMSE; Folstein, Folstein & McHugh, 1975; Morgado, Rocha, Maruta & Martins, 2009). Estes microdados foram trabalhados e agregados segundo diferentes níveis, permitindo construir os grupos e variáveis simbólicas analisados neste estudo. A Análise de Dados Simbólicos permitiu caracterizar e comparar diferentes grupos segmentados por género, grupo etário e grau de escolaridade quanto às suas características sociodemográficas, às atividades instrumentais da vida diária e às capacidades cognitivas. Os resultados sugerem uma tendência para uma maior dependência dos homens nas AIVD. Considerando os grupos etários da 3ª e 4ª idade e independentemente da escolaridade, verifica-se que a percentagem de homens com défice cognitivo é inferior à das mulheres. Considerando novos grupos obtidos por agregação do desempenho cognitivo e o do grau de dependência na vida diária foi possível analisar as características sociodemográficas que mais afetam estes grupos. Neste estudo verificou-se que quando passamos dos grupos sem défice cognitivo para os grupos com défice cognitivo, alteram-se sobretudo os comportamentos das variáveis género, profissão e escolaridade. Em síntese, o estudo do comportamento dos grupos utilizando a Análise de Dados Simbólicos permite analisar a distribuição das categorias de cada variável, fornecendo-nos assim mais informação associada a cada variável em cada um dos grupos. Embora se trate de um estudo descritivo, o potencial da análise de dados simbólicos para a prática gerontológica parece-nos elevado dado o nível de especificação que se consegue obter.
Present societies are confonted with one of humanitie’s major transformations – longevity, resultant from growing life expectancy and decreased birth rate. As an individual process, aging occurs from birth to death, considering biological, psychological and social changes throughout the life cycle (Fernández-Ballesteros, 2002). The aging process includes several mechanisms that act at different moments and paces for each individual, depending on external factors, namely lifestyle, as well as on internal factors, such as health status and genetics (Fernandes, 2015). Aging autonomously and independently for the longest lifetime is a growing challenge to the elderly, their families and society. One of the consequences associated with the aging process is the deterioration of functional capacity, which is progressive with age, namely in cognitive performance and independence to execute activities of daily living with competence. This study aims to analyse groups of individuals with certain caractheristics without loss of information concerning data associated with each group. In other words, for example, when studying the variables related to the Men/third age/0 years of schooling group, we will not consider a single value or category for each variable, but the distribution of all the records associated such variable, for that group. This is the Symbolic Data Analysis approach (Brito & Noirhomme-Fraiture, 2006; Brito, 2014). The initial databases – microdata, were collected through a sociodemographic questionnaire, the Lawton Instrumental Activities of Daily Living Scale (IADL; Lawton & Brody, 1969; Sequeira, 2010) and the Mini Mental State Examination (MMSE; Folstein, Folstein & McHugh, 1975; Morgado, Rocha, Maruta & Martins, 2009). These microdata were used and aggregated according to different levels, enabling the composition of the groups and symbolic variables analyzed in this study. The Symbolic Data Analysis allowed the description and comparison of different groups segmented by gender, age group and educational level, regarding their sociodemographic characteristics, instrumental activities of daily living and cognitive capacities. Results show a tendency to increased dependency related to activities of daily living in men. Considering the third and fourth ages, and despite educational level, the percentage of men with cognitive deficit is always lower than that of women. Taking into account new groups obtained through aggregation of cognitive performance and level of dependence in daily living, it was possible to analyse the sociodemographic characteristics that affect these groups the most. In this study, it was observed that when going from groups without cognitive deficit to groups with cognitive deficit, it is mainly the variables gender, occupation and educational level that change their behavior. In summary, the study of group behavior using symbolic data analysis grants the possibility to analyse each variable’s category distribution, providing more information concerning every variable in each group. Even though this is a descriptive study, symbolic data analysis appears to have significant potential to gerontological practice considering the level of specification it generates.
Description: Dissertação de Mestrado em Gerontologia Social apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2167
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marta_Neiva.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.