Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Nuno Ricardo Miranda-
dc.date.accessioned2019-04-01T16:52:42Z-
dc.date.available2019-04-01T16:52:42Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2170-
dc.descriptionMestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractOs profissionais de marketing diariamente são confrontados com consumidores cada vez mais exigentes e informados, e com a necessidade de escolher os canais de comunicação mais adequados. Com a crescente digitalização da economia, torna-se determinante para o gestor de marketing, possuir conhecimentos que permitam integrar a estratégia de marketing offline com a estratégia de marketing digital. Com efeito, os profissionais de marketing devem reconhecer a importância da teoria do marketing produzida nas últimas décadas, assim como devem estar orientados para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação. Com esta investigação, pretende-se realizar um estudo comparativo das duas vertentes da comunicação de marketing - a comunicação offline e online, analisando os meios e indicadores de desempenho da comunicação usados por empresas do sector da engenharia industrial. Desta forma, espera-se um reconhecimento dos meios (online e offline) e métricas de comunicação (online e offline) mais relevantes, para o desempenho do marketing destas empresas. A investigação é desenvolvida com base na metodologia de estudos de caso, combinando a abordagem quantitativa e qualitativa, envolvendo, com efeito, inquéritos por questionário e entrevistas em profundidade. Os principais resultados desta investigação, demonstram uma crescente importância dos meios de comunicação online, mas longe de serem um substituto à comunicação offline. Nesta investigação, foi possível identificar os principais meios de comunicação e métricas que contribuem para a performance de marketing das empresas e apresentadas as respectivas implicações.pt_PT
dc.description.abstractDaily marketers are confronted with increasingly demanding and informed consumers, and with the need to choose the most appropriate communication channels. With the increasing digitalization of the economy, it becomes determinant for the marketing manager to have the knowledge that allows integrating the offline marketing strategy with the digital marketing strategy. Indeed, marketers must recognize the importance of marketing theory produced in the last decades, as well as how they should be oriented towards the use of new information and communication technologies. This research intends to carry out a comparative study of the two aspects of marketing communication - offline and online communication, analyzing communication media and performance indicators used by companies in the industrial engineering sector. In this way, it is expected to recognize the media (online and offline) and communication metrics (online and offline) more relevant to the marketing performance of these companies. The research is developed on the basis of case study methodology, combining the quantitative and qualitative approach, involving, in effect, questionnaire surveys and in-depth interviews. The main results of this research demonstrate a growing importance of online media, but far from being a substitute for offline communication. In this investigation, it was possible to identify the main means of communication and metrics that contribute to the marketing performance of the companies and presented the respective implications.pt_PT
dc.description.abstractLos profesionales de marketing a diario se enfrentan a consumidores cada vez más exigentes e informados, y con la necesidad de elegir los canales de comunicación más adecuados. Con la creciente digitalización de la economía, se vuelve determinante para el gestor de marketing, poseer conocimientos que permitan integrar la estrategia de marketing offline con la estrategia de marketing digital. En efecto, los profesionales de marketing deben reconocer la importancia de la teoría del marketing producida en las últimas décadas, así como deben estar orientados hacia la utilización de las nuevas tecnologías de información y comunicación. Con esta investigación, se pretende realizar un estudio comparativo de las dos vertientes de la comunicación de marketing - la comunicación offline y online, analizando los medios e indicadores de desempeño de la comunicación usados por empresas del sector de la ingeniería industrial. De esta forma, se espera un reconocimiento de los medios (online y offline) y métricas de comunicación (online y offline) más relevantes, para el desempeño del marketing de estas empresas. La investigación se desarrolla sobre la base de la metodología de estudios de caso, combinando el enfoque cuantitativo y cualitativo, implicando, en efecto, encuestas por cuestionario y entrevistas en profundidad. Los principales resultados de esta investigación demuestran una creciente importancia de los medios de comunicación en línea, pero lejos de ser un sustituto de la comunicación offline. En esta investigación, fue posible identificar los principales medios de comunicación y métricas que contribuyen al desempeño de marketing de las empresas y presentadas las respectivas implicaciones.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectComunicação de marketingpt_PT
dc.subjectMarketing business-to-businesspt_PT
dc.subjectEstratégia integrada de comunicaçãopt_PT
dc.subjectMix de comunicações online e offlinept_PT
dc.subjectMétricas de comunicaçãopt_PT
dc.subjectMarketing communicationpt_PT
dc.subjectIntegrated communication strategypt_PT
dc.subjectMix of online and offline communicationspt_PT
dc.subjectCommunication metricspt_PT
dc.subjectComunicación de marketingpt_PT
dc.subjectEstrategia integrada de comunicaciónpt_PT
dc.subjectMix de comunicaciones en línea y fuera de líneapt_PT
dc.subjectMétricas de comunicaciónpt_PT
dc.titleComunicação online e offline : estudo comparativo no sector da engenharia industrialpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresapt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineGestãopt_PT
dc.identifier.tid202208656pt_PT
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nuno_Rodrigues.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.