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Title: A harmonização contabilística internacional e os encargos administrativos : estágio realizado na Amoralme – Contabilidade, Gestão e Serviços, Lda.
Authors: Guerreiro, Marta
Silva, Brígida Maria Rego da
Mourão, Ana Rita Rodrigues
Keywords: Harmonização contabilística
Encargos administrativos
Contabilidade
Estágio
Accounting harmonization
Administrative burdens
Accounting
Internship
Issue Date: 8-Mar-2019
Abstract: A crescente globalização da economia e dos mercados, aliada à internacionalização das empresas, tem vindo a provocar o desmantelamento das barreiras à negociação entre os diferentes países. As empresas, que operam num mercado globalizado, procuram satisfazer as suas necessidades e os seus interesses comuns, criando desafios à contabilidade e provocando a necessidade de harmonização contabilística. O relatório encontra-se dividido em três partes. Numa primeira fase, é apresentada a empresa onde foi realizado o estágio, abordando-se as atividades desenvolvidas. Numa segunda fase, é analisado o processo de harmonização contabilística internacional e a sua repercussão em Portugal, assim como a crescente preocupação da União Europeia com os encargos administrativos. Por fim, numa terceira fase, é apresentada a análise dos resultados do estudo realizado que revelaram que os domínios dos encargos administrativos que sofreram um maior aumento foram os que se encontram relacionados com o cumprimento das obrigações tributárias, com os pedidos de prestação de informação, bem como os que se encontram relacionados com os recursos humanos. Desta forma, o presente relatório é o resultado final da combinação entre o interesse em aprofundar, estudar e analisar a relação entre a harmonização contabilística internacional e o impacto dos encargos administrativos nas Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas e um estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Contabilidade e Finanças do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que decorreu no período de 27 de novembro de 2017 a 28 de maio de 2018, numa empresa prestadora de serviços na área da contabilidade e da gestão.
The increasing globalization of the economy and markets, combined with the internationalization of companies, has been causing the dismantling of barriers to negotiation between the different countries. Companies that operate in a globalized market seek to meet their needs and their common interests, creating challenges to accounting and causing the need for accounting harmonization. The report is divided into three parts. In the first part, it is presented the company where the internship was performed and the activities developed. In the second part, it is addressed the international accounting harmonization process and the increased concerns with administrative burdens by the European Union. In the third and last part, it is presented the analysis and the results of the study carried out which revealed that the areas of administrative burdens which increased more were those related to the fulfilment of tax obligations, requests to provide information, as well as those related to human resources. In this way, this report is the final result of the combination of interest in deepening, studying and analyzing the relationship between international accounting harmonization and the impact of administrative burdens on Small and Medium Entities (SME) Portuguese and a curricular internship held in the scope of the master in accounting and finance of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, which took place in the period from November 27, 2017 to May 28, 2018, in a company providing services in the area of accounting and management.
Description: Mestrado em Contabilidade e Finanças (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2171
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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