Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2177
Title: O marketing nas empresas de restauração com presença na web : a influência da comunicação e dos atributos valorizados pelos clientes
Authors: Carvalho, Pedro
Mourão, Maria Filipa
Costa, Alexandra Moreira da
Keywords: Estratégia de marketing
Estratégia empresarial
Empresas de restauração
Presença na web
Empresas de restauración
Presencia en la web
Marketing strategy
Business strategy
Catering companies
Web presence
Issue Date: 6-Mar-2019
Abstract: O boom da cozinha que se tem vindo sentir nos últimos anos motivou o presente trabalho empírico, assim como a curiosidade em perceber o papel que o marketing tem vindo a desempenhar nas empresas de restauração com presença na web. É certo que existem várias estratégias de marketing, mas neste nicho em particular, e com a crescente inovação tecnológica, com o surgimento de redes sociais e intermediários online que se concentram especificamente na restauração, é interessante perceber as tendências e a influência da comunicação no marketing, assim como dos atributos valorizados pelos clientes. O estudo empírico incidiu sobre as empresas de restauração com presença na web em Viana do Castelo e, para a realização do estudo, recorreu-se à elaboração de um inquérito por questionário distribuído pelas várias empresas de restauração e respetivos clientes. Para o efeito, foi elaborado um questionário que visou responder às questões suscitadas pelo estudo. Foi, ainda, tida em conta a observação da presença na web das empresas inquiridas, tentando perceber a fiabilidade das suas respostas e a atividade das mesmas. O procedimento para a seleção da amostra de estudo resulta das respostas obtidas: 45 questionários a empresas de restauração e 20 clientes de cada uma, totalizando 900 respostas. O estudo realizado permite concluir sobre a importância de um especialista web para uma maior presença em intermediários online e redes sociais, assim como para a publicação de artigos/reportagens em publicações da especialidade/programas de TV. Permite concluir se as publicações de artigos/reportagens em publicações da especialidade/programas de TV ou se as redes sociais e os intermediários online influenciam o desempenho da comunicação nas empresas. E, finalmente, permite verificar que atributos é que os clientes mais valorizam neste tipo de empresas. Tendo em conta as conclusões obtidas e as respostas às questões formuladas, verificou-se que recorrer a um especialista web pode fazer diferença no que diz respeito a uma presença online determinante. Priorizar a publicação de artigos/reportagens não irá contribuir de forma evidente para a angariação de clientes, da mesma forma que recorrer a um especialista web para apostar neste tipo de comunicação não surtirá grande efeito. A aposta na qualidade dos produtos, numa boa localização, no ambiente e no atendimento amável é preponderante para conquistar clientes, o que irá favorecer a recomendação da empresa a novas pessoas, já que esta é a forma como a maioria chega ao local pela primeira vez. Apesar disso, as redes sociais e os intermediários online parecem ter algum peso na forma como as pessoas conhecem as empresas, o que sugere que deve haver uma maior aposta nestes meios.
El boom de la cocina que se ha sentido en los últimos años, motivó el presente trabajo empírico, así como la curiosidad en comprender el papel que el marketing tiene desarrollado en las compañías de restauración con presencia web. Es seguro que hay variadas estrategias de marketing, pero en ese segmento del mercado, y con la crecente innovación tecnológica, con el aparecimiento de las redes sociales y intermediarios online enfocados en la restauración, tiene interés comprender las tendencias y la influencia de la comunicación en el marketing, bien como de los atributos valorados por el cliente. El estudio empírico incidió sobre las empresas de restauración con presencia web ubicadas en Viana do Castelo y, para el desarrollo del estudio, se ha recogido a la realización de una encuesta por cuestionario distribuido por las distintas compañías de restauración y respetivos clientes. Para el efecto, se ha elaborado un cuestionario, con el objetivo de contestar a las cuestiones suscitadas por el estudio. Fue, aún, tenida en cuenta la observación de la presencia web de las empresas inquiridas, intentando percibir la fiabilidad de sus respuestas a la actividad de las mismas. El procedimiento para la selección de la amuestra del estudio resulta de las repuestas obtenidas: 45 cuestionarios a empresas de restauración y de 20 clientes de cada una, en un total de 900 contestaciones. El estudio realizado permite extraer conclusiones sobre la importancia de un especialista web para una mayor presencia en intermediarios online y redes sociales, así como para la publicación de artículos/reportajes en publicaciones de la especialidad/programas de la televisión. Permite concluir se las publicaciones de artículos/reportajes, las redes sociales y los intermediarios online influyen en el desempeño de la comunicación en las compañías. Por último, permite comprobar que características son más valoradas por el cliente en ese genero de empresa. Teniendo en cuenta las conclusiones obtenidas y las respuestas a las cuestiones planteadas, se ha constatado que recoger a un especialista web puede hacer diferencia en lo que respecta a una presencia online determinante. Priorizar la publicación de artículos/reportajes no contribuirá de forma evidente para la captación de clientes, y tampoco recoger a un especialista web para apostar en ese genero de comunicación va surtir un muy grande efecto. La apuesta en la cualidad de productos, en un buena localización, en el ambiente, y en un atendimiento amable es preponderante para conquistar clientes, lo que va a favorecer la recomendación de la empresa a nuevas personas, ya que ese es el modo como la mayoría llega al local por la primera vez. Todavía, las redes sociales y los intermediarios online parecen tener algún peso en la forma como las personas conocen las empresas, lo que indica que debe haber una mayor apuesta en eses medios.
The boom in the cooking area that has been on the rise over the past years brought about the following empirical study, in addition to the need to understand the main role that marketing has come to play in catering companies with web presence. It is true that there are many marketing strategies, but in this particular niche, and with the increasing technological innovations, the appearance of social networks and online intermediaries that are specifically focused on catering, yet, it is interesting to understand the trends and the influence that communication has in marketing, as well as the traits that the customers most value. This empirical study addresses the catering companies with web presence in Viana do Castelo and, in order to complete this study, a questionnaire survey was made and distributed among various catering companies and their respective customers. For that purpose, a questionnaire was made aiming at answering the question that had been raised by this study. The monitoring of the enquired companies’ web presence was also taken into account, looking to understand the reliability of their answers and their own activity. The procedure to select the sample study was a result of the answers given: 45 questionnaires given out to catering companies and 20 customers from each one, amounting to 900 responses. The study concludes that there is importance in a web specialist for a greater presence in online intermediaries and social networks, as well as for the release of articles/reports in publications of the field/TV shows. It concludes whether the release of articles/reports in publications of the field/TV shows or the social networks and the online intermediaries influence the communication performance in the companies. Lastly, it verifies the traits that the customers most value in these types of companies. Taking into account the conclusions that were reached and the answers to the questions that were made, we have verified that resorting to a web specialist can make a difference when it comes to a prevailing online presence. Prioritizing the release of articles/reports will not contribute in an evident manner to attract customers; similarly, resorting to a web specialist to invest in this type of communication will not prove effective. Investing on the quality of the products, on a good location, the environment and a kind service is key to conquer customers, which will benefit the recommendation of the company to new people, since this is how most go to a place for the first time. However, social networks and online intermediaries seem to have some impact on how the people come to know the companies, which suggests that there should be a greater investment in these means.
Description: Mestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2177
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandra_Costa.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.