Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2186
Título: Batuque: Arte, Cultura e Educação Patrimonial
Autores: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Martins, Margarida Bernabé Lima Brito
Neves, Joana dos Anjos
Palavras-chave: Educação artística
Cultura
Batuque
Identidade e Património
Art education
Culture
Batuque
Identity and Heritage
Iducasãu artístika
Kultura
Batuk
Identidad e Patrimóniu
Data: 19-Mar-2018
Resumo: O estudo sobre Batuque: Arte Cultura e Educação Patrimonial surgiu da necessidade de conhecer e procurar demonstrar que com o fenómeno da globalização e da mobilidade das culturas, as tradições cabo-verdianas, nomeadamente a nível da música e da dança, necessitam ser mais divulgadas e protegidas. Nesta senda torna-se fundamental o papel da escola e da Educação Artística na valorização do património material e imaterial, garantindo, dessa forma, que as futuras gerações possam ter um papel ativo neste setor mantendo a originalidade das tradições autóctones. A sua pertinência reside na atualidade do tema e na oportunidade de uma maior valorização da educação artística, bem como o aproveitamento das suas vantagens no processo ensino-aprendizagem, a uma educação integral, à uma maior divulgação e preservação do património imaterial, através da arte e pela arte. Além de promover uma solução para a referida problemática que é o motor do nosso estudo. Ciente da sua pertinência para um melhor desempenho da profissão docente, sobretudo a nível da educação artística, movida pelo sentimento de pertença e pela ética da responsabilidade enquanto cidadã pela preservação daquilo que nos identifica e que muito orgulhamos, foram outros fatores que motivaram a escolha esta temática. Esta investigação alicerçou-se estudos que equacionam a problemática acerca do papel da Educação Artística na divulgação e preservação do património imaterial, desde as suas possibilidades e limites no currículo do EB, suas vantagens no processo ensino-aprendizagem e na possibilidade de trabalhar temas do quotidiano, de forma transversal e integrados, das leis, das perceções dos professores do IUE e da escola do Lazareto, Delegada nas Educação, Gestora, vereador da cultura em São Vicente, alunos, estagiários, e outros intervenientes, dos projetos desenvolvidos, das visitas efetuadas aos centros culturais e academias de músicas, de documentos que versam sobre o sobre o tema, constituindo subsídios que permitem refletir sobre o papel da Educação Artística na divulgação e preservação do património imaterial. Assente no paradigma qualitativo e no método etnográfico, foi realizado um estudo através de entrevistas, análise documental, questionários, visitas ao centros culturais e academias de músicas, que pretenderam analisar a necessidade de uma integração das tradições caboverdianas, nomeadamente da música e da dança na vertente educação artística no currículo escolar, como meio para apresentar, divulgar e preservar a cultura, o património e a sua identidade. Desenhar, testar e avaliar um projeto de educação patrimonial, relacionado com o Batuque, como veículo promotor da identidade nacional, no âmbito da educação artística, sem negligenciar a importante colaboração, perceções dos diferentes intervenientes. No que tange ao quadro teórico procura-se fundamentar a temática em estudos de grandes Mestres e Pedagogos, nacionais e internacionais. Igualmente procura-se estabelecer um quadro conceptual que suporte e explique as questões relacionadas com o ensino básico, com a perceção dos professores acerca de como interpretam a necessidade de uma integração das tradições cabo-verdianas, no currículo escolar; com conteúdos e estratégias de educação artística que podem ser utilizadas num projeto relacionado com o tema em estudo; e a perceção de alguns peritos na área artística em São Vicente. Como principais conclusões salientam-se algumas sugestões no sentido de uma maior valorização da Educação Artística e do aproveitamento das suas vantagens no processo ensino-aprendizagem e consequentemente na divulgação e preservação do património cultural na Ilha de São Vicente em particular e, em Cabo Verde.
The study on Batuque - Art, Culture and Heritage Education - arose from the need of knowing and trying to demonstrate that with the phenomenon of globalization and the mobility of cultures, the traditions of Cape Verde, especially in music and dance, need to be more publicized and protected. In this path, the role of school and art education in the valuation of material and immaterial heritage is fundamental, thus ensuring that future generations can play an active role in this sector while maintaining the originality of indigenous traditions. Its pertinence lies in the current relevance of the theme and in the opportunity for a greater appreciation of art education, as well as the use of its advantages in the teaching-learning process, integral education, greater dissemination and preservation of intangible heritage through art and by art. In addition to promoting a solution to the aforementioned problem, that is the engine of our study. Aware of its relevance to a better performance of the teaching profession, especially in art education, driven by the sense of belonging and the ethics of responsibility as a citizen for the preservation of what identifies us and which we are very proud of, were other factors that motivated the choice of this theme. This research was based on studies that equate the problematic about the role of Art Education in the dissemination and preservation of intangible heritage, from its possibilities and limits in the curriculum of the Elementary School, its advantages in the teaching-learning process and the possibility of working on everyday themes, in a transversal and integrated way, by including the laws, the perceptions of the teachers of the IUE and of the Lazareto school, the Education Delegate, School Director, Councilor of Culture in São Vicente, students, trainees, and other stakeholders, of the developed projects, the cultural centres and music academies, the documents that deal with the subject, by providing a basis for reflecting on the role of Art Education in the dissemination and preservation of intangible heritage. Based on the qualitative paradigm and on the ethnographic method, a study was conducted through interviews, documentary analysis, questionnaires, visits to cultural centres and music academies, which sought to analyse the need for an integration of Cape Verdean traditions, namely music and dance in the field of art education in the school curriculum as a means to present, disseminate and preserve culture, heritage and identity. Designing, testing and evaluating a heritage education project, related to Batuque, as a vehicle to promote national identity, in the field of artistic education, without neglecting the important collaboration, perceptions of the different actors. Regarding the theoretical framework, it is sought to base the thematic in studies of great national and international Masters and Pedagogues. It also seeks to establish a conceptual framework that supports and explains the issues related to basic education, with the teachers' perception on the way they interpret the need for an integration of Cape Verdean traditions in the school curriculum; with contents and strategies of artistic education that can be used in a project related to the subject under study; and the perception of some experts in the artistic area in São Vicente. As main conclusions, some suggestions are highlighted for a greater appreciation of Art Education and the use of its advantages in the teaching-learning process and consequently in the dissemination and preservation of the cultural heritage on the Island of São Vicente in particular and in Cape Verde.
Ess stud sobr Batuk: Art, Kultura i Idukasãu patrimonial surgi pamod falta d konxe i prokurá mostrá k kess globalizasãu i mobilidad d kultura, kes tradisãu d Kab Verd, moda na muska i dansa, te mestê d ser mas divulgod i protigid. Pa iss papel d skola i d Idukasãu Artistika ê mut importante n valorizasãu d patrimoniu material i imaterial pe podê garanti k kes gerasãu k ta bem podê ter um papel ativ ness setor i mantê originalidad d kes tradisãu. Iss ê mut importante pamod el ê bastante atual i ess li ê um oportuinidad d valorizá idukasãu artístika i proveitá ses vantagem ne proses ensin-aprendizagem, ne um idukasãu mas komplet, ne divulgá i preservá mas patrimoniu imaterial, travez d art i pa art. Tambê el pode ser solusãu dess problema k ê motor dess stud. Apesar de sabê d sê importansia pa ter um mdjor dzempenh ne traboi kom professora, ainda mais ne idukasãu artística, levod pe sentimento d pertensa i pe responsabilidad d preserva u ke nossa i k t intxi nos d orgulh, foi otx fator k motivá p skuli ess tema. Ess investigasãu tiv baze ne uns stud k tava mostrá papel d idukasãu artístika ne divulgasãu d patrimóniu imaterial desd ses pusiblidad i limit ne kurrikl d EB; ses vantagem ne proses ensinaprendizagem i na pusiblidad d trabaiá tema d dia-a-dia dum manera transversal i integrod; d lei; d manera d persesãu des professor d IUE i d skola d Lazaret; Delegada d Idukasãu; gestora; vereador d Kultura n Sonsent; alun; stagiário i otx pssoa ê k tmá part ne kes projet, ne kes vizita ne kes sentr kultural i academia d muska, d dokument k te falá sobre kel tema. Tud iss te sirvi pe refleti sobre papel d Idukasãu Artistika ne divulgasãu i preservasãu d patrimoniu imaterial. Ess investigasãu tiv em conta paradigma quantitativ i método etnográfico. Foi fet um stud travez d intrevista, analiz d dokument, kestionario, vizita ne uns sentr kultural i academia d muska pe mostrá k ê mistid integrá kes tradisãu d Kab Verd, moda muska i dansa ne Idukasãu Artistika ne skola pe podê presentá, divulgá i preservá kultura, patrimoniu i se identidade. Dzenhá, testá i avaliá um projet d idukasãu patrimonial relasionod k batuk kom um veikl promotor d identidade nasional ne idukasãu artístika sem sksê d importante kolaborasãu d tud kem t faze parte. Ne part teorik foi prokurod fundamentá ess tema travez d stud duns mestr i pedagog, nasional i stranger. Te prokurá stablesê um kuadr konseptual pe suportá i xpliká kes kosa ligod k EB k persesãu d kes professor sobre manera kes te oiá nessessidad d um integrasãu de kes tradisãu d Kab Verd ne kurrikl d skola k konteud i strategia d idukasãu artístika k podê ser utlizod num projet relasionod kess tema i k persesãu d alguns pessoa specializod na artístika ne Sonsent. Pe konklui, te txá alguns sugestãu pe valorizá Idukasãu Artistika i aproveitament d ses vantagem ne proses ensin-aprendizagem i divulgasãu d patrimoniu kultural ne Sonsent i ne Kab Verd.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2186
Aparece nas colecções:ESE - Dissertações de mestrado

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