Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2188
Title: Transformações geométricas e arte no contexto escolar e patrimonial de S. Vicente
Authors: Vale, Maria Isabel Piteira do
Ramos, Jorge Amílcar Spencer
Santos, Valder Manuel Silva
Keywords: Transformações geométricas
Arte
Património
Interdisciplinaridade
Geometric transformations
Art
Heritage
Interdisciplinarity
Transformação geométricas
Arte
Petrimónio
Interdisciplinaridade
Issue Date: 8-Apr-2018
Abstract: A presente investigação foi desenvolvida no contexto educativo Cabo-Verdiano, 3.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 8º ano composta por vinte e seis, alunos entre os 13 aos 14 anos de idade, ilha de São Vicente, Cabo Verde, durante as aulas de Matemática. O objetivo geral desta investigação era compreender de que modo as transformações geométricas ensinadas interligadas com a arte pode contribuir para o conhecimento matemático e se relacionam com o património S. Vicentino. Por outro lado, pretendia-se estimular os alunos para uma apreciação consciente de aspetos matemáticos, especificamente as transformações geométricas, ligados aos aspetos artísticos. Teve-se como preocupação a elaboração de tarefas diversificadas que possibilitassem o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas de forma significativa, de modo a que adquirissem sentimentos afetivos e de aceitação de que se pode fazer a ligação entre a matemática e a arte. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa de caráter exploratória. A recolha de dados incidiu na turma e foram recolhidos através de observações, entrevistas semiestruturadas, dois questionários, registos fotográficos, notas de campo, documentos escritos e reações dos alunos. A análise de dados permitiu concluir que os alunos apresentaram um desempenho satisfatório quer na realização das tarefas propostas quer no ambiente patrimonial onde foram proporcionadas diferentes experiências. Foram identificadas uma ou outra dificuldade no processo de resolução das tarefas e na mobilização e aplicação de diversas estratégias de que a resolução dispõe. Os alunos mostraram entusiasmo e persistência na realização de cada tarefa. Esta, permitiu promover a componente criativa na resolução de problemas, contribuindo deste modo para despertar o gosto pela matemática e pela arte.
The present research was developed in the Cape Verdean educational context, 3rd Cycle of Basic Education, in an 8th grade class composed of twenty-six students,age between 13 and 14 years, São Vincente, Cape Verde. during the mathematics classes. The general objective seats investigation is to understand in what way the geometrical transformation taught linked with the art can contribute to the mathematical knowledge and to relate with the patrimony of S.Vicente. On the other hand, it was intended to stimulate the students for an appreciation conscious of mathematical aspects, specifically the geometric transformations, connected to the artistic aspects. It was a concern to elaborate diversified tasks that allowed engaged students in the proposed tasks in a meaningful way, so that they acquired affective feelings and acceptance of the connection between mathematics and art. We chose a qualitative exploratory methodology. The data collection was focused on the class and collected through observations, semi-structured interviews, two questionnaires, photographic records, field notes, written documents and student reactions. The data analysis allowed to conclude that the students presented a satisfactory performance both in the accomplishment of the proposed tasks and in the patrimonial environment where different experiences were provided. One or other difficulty has been identified in the process of solving the tasks and in the mobilization and application of several strategies available to the resolution. The students showed enthusiasm and persistence in accomplishing each task. This activity allowed to promote the creative component in solving problems, thus contributing to awaken the taste for mathematics and art.
A presente investigação foi dsenvolvid ne context educativo Cabo-Verdiano, 3.º Ciclo do Ensino Básico, num turma de 8º ano compost por vinte e seis, alunos entre os 13 e 14 one de idade, ilha de Soncent, Capverde durante as aulas de Matemática. O objetiv geral dess investigação era compreendê de que modo as transformações geométricas ensinadas interligadas com arte podê contribuí pe conhecimente matemático e is te relacioná com o património S.VicentinoPod lod, pretendê xtimulá eluno pe um apreciação consciente de aspet matemáticos, especificamente transformações geométricas, ligod ma aspetos artísticos.Tive como preocupação elaboração de atividades diversificod que possibilitá envolviment de alunos ne tarefa propost de manera significativ, pis podê adquiri sentimente afetivos e de aceitação que ê possível fazê ligação entre a matemática ma arte. Fui optod um metodologia qualitativo e de caráter exploratório. Kis recolha de dados fui fet ne turma e is fui recolhid através de observação, entrevista semi-xtruturod, dôs questionários, registos fotográficos, nota d´campe, documente excrit e reaçção de kis alunos. A análise de dados permiti concluí is alunos amostra um desempenh satisfatório quer ne realização d´tarefas propostos quer ne ambiente patrimonial ondê k´fui proporcionod txeu experiência diferente. Fui identificod um ou ot d´ficuldade ne process de resolução de kis tarefas e ne mobilização e aplicação de txeu estratégias que resolução dispô. Kis alunos mostrá entusiasmo e persistência ne realização d´cada tarefa. Ess atividade, permiti promovê componente criativ ne resolução d´ prublema, e contribuí dess manera pe dxpertá gost pe matemática e arte.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2188
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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