Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2193
Title: A Igualdade de Género na promoção de um mundo mais justo: o contributo da História e Geografia de Portugal na Cidadania Global
Authors: Cruz, Sónia Catarina da Silva
Tavares, Jéssica Andreia Antunes
Keywords: Educação para o desenvolvimento
Direitos Humanos
Igualdade de género
História e Geografia de Portugal
Education for development
Human rights
Gender equality
History and Geography of Portugal
Issue Date: 3-Apr-2019
Abstract: O presente relatório resume o percurso pedagógico desenvolvido durante a intervenção em contexto educativo, evidenciando as sequências didáticas nas distintas áreas curriculares, as estratégias utilizadas em sala de aula, os materiais pedagógicos produzidos e o nosso envolvimento na comunidade educativa. Deste modo, é apresentado e explicado o enquadramento das duas intervenções concretizadas, sendo uma no 1º Ciclo do Ensino Básico e outra no 2º Ciclo do Ensino Básico explicitando também o estudo realizado no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal estabelecendo a ponte com a Educação para o Desenvolvimento. Compreendendo que o papel do professor abarca a função, não só de lecionar conteúdos disciplinares, mas também de trabalhar a parte social, formando jovens mais críticos e sensíveis à questão dos Direitos Humanos, optamos por realizar um estudo no âmbito da Cidadania Global: a Igualdade de Género. Assim, partindo de um conteúdo da História e Geografia de Portugal do 6º ano de escolaridade, “Portugal no século XX” foi desenvolvido um estudo com o objetivo de compreender as ideias prévias dos alunos no que diz respeito à Igualdade de Género uma vez que a adesão de Portugal à União Europeia e a organizações internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas) exige a cada estado-membro a tomada de medidas concretas que visam promover o progresso dos seus cidadãos. Neste seguimento, o estudo contou com treze participantes e o método de investigação escolhido foi o estudo de caso. As técnicas de recolha de dados prenderam-se com a observação direta, tendo sido feitos registos das exposições de ideias por parte dos alunos, visto estas serem essenciais para a explicação de acontecimentos passados ao longo da implementação do estudo. Recorreu-se, também, ao inquérito por questionário e à análise documental, nomeadamente através dos desenhos produzidos pelos alunos. Os resultados alcançados comprovam que é possível integrar a Educação para o Desenvolvimento na disciplina de História e Geografia de Portugal, podendo assim aprender através da interligação destas duas áreas, ou seja, concretizou-se a articulação do êxito da temática da entrada de Portugal na União Europeia com o ensino dos Direitos Humanos, em particular as questões da Igualdade de Género. Desta forma, ao longo do estudo, foi mantido o foco no (re)conhecimento da importância da Igualdade de Género para a promoção de um mundo mais justo por parte dos alunos. Este relatório conclui-se com a reflexão do trilho percorrido até então.
This abstract the pedagogical course developed during the intervention in educational context, evidencing the elaboration of didactic sequences in the different curricular areas, the strategies used in the classroom, the pedagogical materials produced and our involvement in the educational community. In this way, it is presented and explained the framework of the two interventions concretized, being one in the 1st Cycle of Basic Education and another in the 2nd Cycle of Basic Education, also explaining the study carried out within the scope of the discipline of History and Geography of Portugal, making a bridge with the Education for Development. Understanding that the role of the teacher encompasses the mission, not only of teaching disciplinary contents, but also of working the social part, forming young people who are more critical and sensitive to the issue of Human Rights, we have chosen to carry out a study in the field of Global Citizenship: the Gender Equality. Therefore, through a content of History and Geography of Portugal of the 6th year of education, "Portugal in the XX century" a study was developed to understand students' conceptions of Gender Equality, since Portugal's accession to the European Union and to international organizations such as the United Nations require each Member State to take measures. to promote the progress of its citizens. In the follow-up, the research covered thirteen participants and the research method chosen was the case study. Data collection techniques were initially focused on direct observation, and student exposures of ideas were recorded as these were essential for explaining past events throughout the implementation of the study. We also used the questionnaire survey and the documentary analysis, namely through the drawings produced by the students. The results achieved show that it is possible to integrate Education for Development into the discipline of History and Geography of Portugal, so that it can learn through the interconnection of these two areas, that is, the articulation of the success of the theme of Portugal's entry into the European Union with the teaching of Gender Equality. That being so, throughout the study, the focus was on (re) knowing the importance of Gender Equality for the promotion of a fairer world for the students. This report concludes with the detailed reflection of the track traveled up to that time.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2193
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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