Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2218
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Fernando de Sousa Ferreira dos-
dc.contributor.authorMelo, Ana Marta Soares Saraiva de-
dc.date.accessioned2019-08-22T11:03:39Z-
dc.date.available2019-08-22T11:03:39Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2218-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado de Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. O estudo realizado teve como objetivo geral analisar as perceções de uma estudante-estagiária na implementação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social, assim como os comportamentos de responsabilidade de crianças em idade pré-escolar na Educação Física e em outras áreas de conteúdo. Os participantes do estudo foram 18 crianças (i.e., nove do sexo masculino e nove do sexo feminino) com quatro e cinco anos de idade e uma educadora estagiária, tendo esta desenvolvido um programa de intervenção sustentado no modelo de Desenvolvimento de Responsabilidade Pessoal e Social. Assim, utilizaram-se os seguintes instrumentos de recolha de dados: i) diário reflexivo; ii) observação participante; e iii) sistema de observação dos comportamentos de responsabilidade (TARE 2.0). Os dados foram analisados através do programa SPSS e análise de conteúdo. Os resultados sugerem que a utilização de estratégias de diferenciação pedagógica aliadas ao modelo de DRPS, podem ser desenvolvidas além da Educação Física, em outras áreas de conteúdo. A utilização destas estratégias de diferenciação pedagógica, em ambos os contextos, pode contribuir para o desenvolvimento de competências de responsabilidade. A implementação do modelo de Desenvolvimento de Responsabilidade Pessoal e Social foi desafiante devido a distintos fatores como a seleção das atividades, estratégias e desconhecimento do modelo. Assim, no futuro é essencial continuar a reconhecer os desafios existentes na intervenção pedagógica e promover o Desenvolvimento de Responsabilidade Pessoal e Social na Educação Física e em outras áreas de conteúdo, respeitando as necessidades de desenvolvimento das crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis report was prepared within the Supervised Teaching Practice (PES II) of the Masters in Preschool Education delivered by the School of Higher Education of Viana do Castelo. The study aimed to analyze the perceptions of a student-teacher while implementing the Teaching Personal and Social Responsibility (TPSR) model, as well preschool children's responsibility in physical education and other content areas. The participants were 18 children (i.e., nine male and nine female) with four and five years old and a student-teacher that delivered an intervention program based on the TPSR model. The following data collection instruments were used: i) reflexive journal; ii) participant observation; e iii) systematic observational system to assess responsibility-based education (TARE 2.0). Data were analyzed through the software SPPS and through thematic analysis. Findings suggest that differentiated instruction strategies connected with the TPSR model may be developed in physical education and other content areas. Differentiated instruction strategies, in both settings, fostered children's individual development and responsibility development. However, it was challenging to implement this approach to TPSR, specifically due to the need to select activities, strategies and unawareness about the model. Moving forward, it is crucial to identify challenging while developing TPSR in physical education and other content areas, and consider children's individual developmental needs.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectResponsabilidade pessoal e socialpt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectComportamentos de responsabilidadept_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectPersonal and social responsibilitypt_PT
dc.subjectDifferentiated instructionpt_PT
dc.subjectResponsibility behaviorspt_PT
dc.titleO ensino da responsabilidade na educação física e em outras áreas de conteúdopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapt_PT
dc.identifier.tid202276937pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Melo.pdf3.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.