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Title: Importância da vacinação: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade
Authors: Neves, Maria Luísa Vieira das
Granjo, Hélder Alexandre Mesquita
Keywords: Saúde
Vacinação
Acesso à saúde
Educação para o desenvolvimento e cidadania global
Health
Vaccination
Access to health
Education for development and global citizenship
Issue Date: 25-Jul-2019
Abstract: O presente relatório espelha o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Integra um enquadramento da PES, acompanhado da caracterização dos contextos educativos, uma reflexão sobre o percurso pedagógico e uma descrição do estudo realizado. Tendo em conta os conteúdos a serem lecionados, a importância da vacinação para a saúde das populações a nível global, o facto de o acesso a esse serviço não ser universal e haver pessoas que são contras as vacinas, desenvolveu-se um estudo que tinha como objetivo principal compreender quais as perceções de alunos do 6º ano de escolaridade sobre a vacinação. Para orientar o processo definiram-se duas questões de investigação: (1) Quais as perceções de alunos do 6º ano de escolaridade sobre diferentes aspetos associados à vacinação?; (2) Qual o impacto de uma intervenção pedagógica pensada numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (ED/EGC) nas perceções dos alunos sobre essa temática? O estudo ocorreu em duas fases e optou-se por uma metodologia do tipo misto. Os participantes do estudo foram os alunos do 6º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Viana do Castelo. A recolha de dados baseou-se em observação participante, questionários e registos fotográficos. Os resultados obtidos no questionário inicial evidenciam que a grande maioria dos alunos considera as vacinas importantes, reconhecendo que nos protegem de determinadas doenças, mas os conceitos sobre vários aspetos associados a este processo como o Plano Nacional de Vacinação, imunidade e constituição das vacinas, são muito incipientes e/ou incorretos. Aparentemente a intervenção pedagógica realizada permitiu que os alunos aprofundassem conteúdos de cariz científico e ao mesmo tempo sentissem e refletissem sobre as desigualdades no acesso às vacinas, propondo possíveis soluções.
The present report mirrors the work developed in the Supervised Teaching Practice (STP), conducted under the Master's degree in Elementary School and the fifth and sixth grade of Middle School in Mathematics and Sciences from Escola Superior de Educação in Instituto Polítecnico of Viana do Castelo. It integrates a framework of the STP, backed by the characterization of educational contexts, a reflection on the pedagogical path and a description of the study conducted. Considering the content to be taugh, the importance of vacctination for the health of population at global level and the fact that access to this service is not universal and there are people who oppose to vaccines, a study was developed with the main objective of understanding the perceptions of sixth graders about vaccination. To guide the process, two research questions were defined: (1) What are the perceptions of sixth graders about different aspects associated with vaccination? ; (2) What is the impact of a pedagogical intervention designed from a perspective of Education for Development and Global Citizenship on students' perceptions on this subject? The study took place in two phases and a mixed-type of methodology was chosen. The participants of the study were the students of the sixth grade of schooling (middle school) of a school in the district of Viana do Castelo. Data gathering was based on participant observation, questionnaires and photographic records. The results obtained in the initial questionnaire show that the vast majority of students consider vaccines to be important, recognizing that they protect us from certain diseases, but the concepts on various aspects associated with this process, such as the National Vaccination Plan, immunity and vaccine constitution, are very incipient and/or incorrect. Apparently, the pedagogical intervention carried out allowed students to deepen scientific content and at the same time feel and reflect on the inequalities in access to vaccines, proposing possible solutions.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2223
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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