Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2226
Title: A dinamização do cantinho da leitura: uma proposta
Authors: Aguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa
Cachada, Fátima Diana Castro
Keywords: Leitura e exploração de histórias
Cantinho da leitura
Livros
Hábitos de leitura
Reading and exploration of stories
Reading corner
Books
Reading habits
Issue Date: 16-Jul-2019
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e apresenta um projeto promotor do cantinho da leitura e do livro, elementos que desempenham um importante papel na educação pré-escolar, com o objetivo de fomentar o gosto pelo livro e consequente criação de hábitos de leitura. Inserindo-se no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, o projeto realizou-se num Jardim de Infância, numa freguesia rural do concelho de Viana do Castelo. O grupo de participantes, constituído por vinte e uma crianças, demonstravam pouco interesse pelo cantinho da leitura e necessidades na exploração dos livros que tinham à sua disposição. A procura pelo cantinho da leitura existia, no entanto não era utilizada para o efeito de ler/explorar livros, mas para realizar outro tipo de brincadeiras, como jogar jogos de mesa, construir legos, entre outras. Apesar da quase inexistente procura do livro, o grupo demonstrava grande interesse pela audição de histórias. As situações referidas careceram de atenção e tornou-se importante transformar o interesse do grupo num projeto que permitisse desenvolver o gosto pelo livro e pelo cantinho da leitura. O objetivo do projeto, com a duração de quatro semanas, é contribuir para o desenvolvimento de hábitos de leitura, potenciar o gosto pelo livro e incrementar a procura pelo cantinho da leitura, direcionando-o para a exploração/leitura de livros, por parte do grupo de crianças. Foi definida uma questão problema: de que forma a leitura de histórias e as práticas didáticas literárias permitem o aumento da procura do livro e promovem o cantinho da leitura? Sendo um projeto de investigação de natureza qualitativa, permitiu ao investigador uma relação mais longa e flexível com os participantes, conseguindo estar ativo num processo de mudança e inovação, encontrando resposta para a questão delineada. Os instrumentos utilizados como métodos de recolha de dados foram questionários, observações, entrevistas, vídeos e fotografias e documentos realizados pelas crianças. Os resultados demonstraram que a intervenção realizada produziu um impacto significativo nas crianças, verificando-se uma maior procura pelo cantinho da leitura para exploração dos livros. O gosto pelo livro mereceu também o seu destaque, uma vez que as crianças, em momentos livres, escolhiam um livro e pediam a um adulto, em contexto educativo, para lhes ler a história. O feedback trazido pelos Encarregados de Educação também comprovou o impacto do projeto, pois estes referiram que as crianças pediam, mais vezes, para lhes contarem histórias, demonstrando mais interesse pelo livro.
This report was prepared within the course of Supervised Teaching Practice II of the Master’s in Pre-School Education and presents a project that promotes reading and the love for books. These elements play an important role in pre-school education, aiming to develop a taste for books and subsequently create reading habits. The project was conducted in a kindergarten, in a rural parish of the county of Viana do Castelo and is included in the course of Oral Language and Approach to Writing. The group of participants, consisting of twenty-one children, showed little interest in reading and no need to explore the books they had at their disposal. The search for the reading corner was found; however, it was not used for the purpose of reading or exploring books, but rather to perform other types of games, such as playing table games, constructing Lego, among others. Despite the almost non-existent demand for books, the group demonstrated great interest in listening to stories. The mentioned situations lacked attention and it became important to transform the interest of the group in a project that allowed to develop the taste for the book and the corner of the reading. The objective of the project, which lasted four weeks, was to contribute to the development of children’s reading habits, to enhance the taste for books and to increase the search for the reading area, directing children to explore and read books for themselves. The following research question was defined: how can reading stories, on the one hand, and literary didactic practices, on the other, increase the demand for books and promote reading? Due to the fact that it was a research project of qualitative nature, it allowed the researcher a longer and more flexible relationship with the participants, who was able to be active in a process of change and innovation, finding answers to the question abovementioned. In terms of methods of data collection, the instruments used were questionnaires, observations, interviews, videos and photographs and documents made by children. The results showed that the intervention carried out had a significant impact on the children, and there was a greater search for the reading area in order to explore the books. The taste for books is also worth entioning, since the children, in their free moments, chose a book and asked an adult in an educational context to read them a story. The feedback from the people in charge of education also confirmed the impact of the project, as they reported that children asked the kindergarten teacher to tell them stories more often, showing considerable interest in books.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2226
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fatima_Cachada.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.