Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2229
Title: A importância do desenvolvimento lexical: uma experiência na educação pré-escolar
Authors: Aguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa
Vieira, Joana Cardoso
Keywords: Estímulos lexicais
Desenvolvimento linguístico
Relações semânticas
Educação pré-escolar
Lexical stimuli
Linguistic development
Semantic relations
Preschool education
Issue Date: 16-Jul-2019
Abstract: O presente relatório sintetiza o percurso pedagógico realizado no âmbito do 2º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e centra-se na importância dos estímulos lexicais no desenvolvimento linguístico da criança em idade pré-escolar. Este projeto, centrado no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, realizou-se num grupo de pré-escolar, numa freguesia rural de Viana do Castelo, constituído por 18 crianças, nove do sexo masculino e nove crianças do sexo feminino. Este trabalho teve como objetivo central contribuir para o desenvolvimento das competências lexicais no grupo de crianças. Para tal, definiu-se uma questão de partida - De que forma um conjunto de atividades centradas nas relações semânticas entre as palavras permite o desenvolvimento lexical de crianças de quatro e cinco anos a frequentar a Educação Pré-Escolar? Para tal, formularam-se dois objetivos: 1. Mostrar a importância dos estímulos lexicais, baseados em relações semânticas, no desenvolvimento linguístico nas crianças do pré-escolar e 2. Desenvolver o vocabulário das crianças, partindo de um conjunto de atividades centradas nas relações semânticas entre as palavras. A nível metodológico, optou-se por um paradigma qualitativo, realizando-se um estudo de caráter descritivo e exploratório. Como métodos de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, aos meios audiovisuais, ao vídeo, à fotografia e a documentos produzidos pelas crianças. Os resultados demonstraram que o princípio de contraste é o mais difícil de ser verbalizado por crianças desta faixa etária, pondo em evidência que compreendem este princípio, mas não sempre o exprimem verbalmente. Por sua vez, a exploração de campos lexicais e as tarefas associadas a relações de hierarquia e de inclusão promoveram claramente a interação linguística, possibilitando, sobretudo, o diálogo sobre temáticas do mundo envolvente das crianças e permitindo que aplicassem não só determinados rótulos lexicais mais também a enumeração de atributos.
The present internship the synthesizes the pedagogical course that has been realized in the ambit of the 2nd year of the Educational Preschool Masters and it focus itself on the value of the lexical stimulus on the linguistic development of the child in preschool age. This project, centred on the Oral Language and Approach to Writing domain, took place in a preschool group in a rural parish of Viana do Castelo, composed by 18 children, nine males and nine females. This work central objective was to contribute for the development of the lexical abilities in the group of children. Regarding this, a starting question was defined. In which form does a group of activities centred on semantic relations between words allow the lexical development of 4/5 years old children attending Preschool Education? This way, two objectives were formulated: 1. Show the importance of the lexical stimuli, based on semantic relations, on the linguistic development of the preschool children. 2. Developing the children vocabulary based on a group of activities centred on semantic relations. At the methodological level, a qualitative methodology was adopted, realizing a study of descriptive and exploratory character. The data collecting methods were participant observation, audio-visuals like video and photo, and documents made by the children. The results show that the principle of contrast is the most difficult to be verbalized by children of this age group evidence that they understand this principle, but do not always express it verbally. In turn, the exploration of lexical fields and the tasks associated with hierarchy and inclusion relationships have clearly promoted linguistic interaction, enabling, above all, the dialogue on themes in the surrounding world of children and allowing that applied not only certain lexical labels, but also the enumeration of attributes.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2229
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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