Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2230
Title: Uso sinérgico de artefactos manipuláveis e digitais no desenvolvimento do sentido de número : um estudo com crianças do pré-escolar
Authors: Cunha, Elisabete Ferraz da
Silva, Mariana Gomes da
Keywords: Educação pré-escolar
Matemática
Artefactos
Manipulável
Digital
Sentido de número
Pre-school education
Mathematics
Artifacts
Manipulatives
Digital
Number sense
Issue Date: 25-Jul-2019
Abstract: O presente relatório foi efetuado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este divide-se em três capítulos: no primeiro carateriza-se o contexto onde ocorreu o estudo; no segundo dá-se a conhecer o estudo que foi realizado; e no terceiro apresenta-se uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. Este estudo centrou-se no domínio da matemática, envolvendo um grupo de 14 crianças com idades compreendidas entre os dois e quatro anos, de um jardim de infância público do concelho de Viana do Castelo. Teve como finalidade perceber a influência do uso sinérgico de artefactos manipuláveis e digitais para desenvolver o sentido de número. Para que fosse possível dar uma resposta a esta problemática foram definidas as seguintes questões de investigação: (1) Qual a influência do digital e manipulável para a aquisição do sentido do número?; (2) Que sinergias são criadas entre o manipulável e o digital?; (3) Quais foram as principais dificuldades sentidas pelas crianças na resolução das tarefas propostas? Atendendo ao problema e às questões de investigação delineadas optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa. As tarefas propostas partiram de contextos que tinham significado para a criança e promoveram o contacto com o número para resolver situações problemáticas simples, numa interação constante entre o manipulável e o digital. Para a recolha de dados foram utilizados diversos métodos entre os quais se destacam: a observação participante, os registos audiovisuais e fotográficos, e a inquirição através de inquérito por entrevista às crianças e à Educadora cooperante. Através da análise de dados podemos constatar que o facto de se usarem recursos digitais e manipuláveis despertou bastante o interesse das crianças, tendo sido evidente a sua motivação e envolvimento durante a realização de cada desafio proposto. Ao longo do tempo e com a realização de diferentes desafios foi notória a evolução das crianças na aquisição do sentido de número. Podemos constatar isso nas entrevistas que foram realizadas no final de todas as implementações. Inicialmente 12 crianças de dois e três anos reconheciam e utilizavam a sequência numérica, mas nem sempre pela ordem correta nem em correspondência um-a-um com os objetos. As restantes duas crianças de quatro anos conseguiam contar com precisão e identificavam os numerais. No final do estudo, 12 das 14 crianças reconheciam os numerais até cinco. Das crianças que ainda tinham entre dois e três anos, seis já conseguiam utilizar a sequência numérica em correspondência um-a-um. As seis crianças de quatro anos já eram capazes de contar com precisão e de associar que a quantidade de objetos de um conjunto correspondia ao último numeral da sequência numérica que era verbalizada em correspondência um-a-um com os objetos. Os resultados obtidos foram positivos, verificou-se que permitiu às crianças desenvolver o sentido de número e a sua capacidade de comunicação.
This report was made in the framework of the Supervised Teaching Practice II (PES II) of the Pre-school Education master’s degree. It is divided in three chapters: the first is the space characterization, the second inform us about the research made and in the third is introduced a final reflexion about the Supervised Teaching Practice. This investigation is centred in the mathematical literacy, including a group of 14 children between two and four years old, a kindergarten in Viana do Castelo. These investigation intents to use the synergy of manipulative and digital artifacts to develop the sense of number in a way that those resources will be able to impact the acquisition of the sense of number. To answer the question of this problematic the following questions were made: (1) Which is the influence of the digital and the manipulative for the acquisition of the sense of number? (2) Which synergies were created between manipulative and digital artifacts? (3) Which were the main difficulties felt by the children in the resolution of the proposed tasks? Taking into consideration the problem and the investigations’ questions we opted for a qualitative methodology. The proposed tasks started from contexts that had meaning for the child and promoted the contact with the number to solve simple problematic situations, in a constant interaction between the manipulatives and the digital. To collect data, we used several different methods namely observation, recording and the inquiry through interviewing children and the cooperating Educator. Through the data analysis we can verify that the use of digital and manipulative artifacts interested children, being something new and therefor they were motivated to conclude the challenges presented. With time and several tasks concluded it was possible to see their progress. We confirmed this with individual interviews at the end of the project. Initially 12 children of two and three years recognized and used the numerical sequence, but not always in the correct order or in one-to-one correspondence with the objects. The remaining two four-year-olds were able to count accurately and identify the numerals. At the end of the study, 12 of the 14 children recognized the numerals up to five. Of the children who were still between two and three years old, six were already able to use the numerical sequence in one-to-one correspondence. The six four-year-olds were already able to count accurately and to associate that the number of objects in a set corresponded to the last numeral of the numerical sequence that was verbalized in one-to-one correspondence with the objects. The results obtained were positives allowing the children to develop the sense of number and their ability to communicate.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2230
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana_Silva.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.