Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2231
Title: "Projeto Modelar´te: potencialidades da modelagem em educação pré-escolar"
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Abreu, Carina Isabel Pereira
Keywords: Educação pré-escolar
Artes visuais
Modelagem
Barro
Técnica da impressão
Preschool education
Visual arts
Modeling
Clay
Stamping technique
Issue Date: 31-Jul-2019
Abstract: No âmbito da Unidades Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, foi desenvolvido o trabalho de projeto intitulado “Modelar´te”, com um grupo de 14 crianças da faixa etária entre os três e quatro anos, de um jardim-de-infância (JI) situado numa freguesia de Viana do Castelo. Surgiu com o intuito de explorar o subdomínio das Artes Visuais focado principalmente em promover atividades diversificadas de modelagem para responder às necessidades e interesses das crianças tendo por base as observações efetuadas desde o início da PES II. Assim partindo dos interesses das crianças pela área da modelagem, o projeto procurou consequentemente justificar e consolidar a mais-valia desta técnica para o desenvolvimento motor, plástico, sensorial e pessoal das crianças. Foram traçadas questões de investigação, que nortearam o seu desenvolvimento nomeadamente: - Qual a importância em diversificar os materiais moldáveis em contexto pré-escolar? - Quais os contributos da modelagem, em barro no desenvolvimento das crianças em EPE? Com recurso à Metodologia de Trabalho de Projeto, utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados, que permitiram o levantamento diversificado de fontes, que vieram a facilitar a análise, interpretação e avaliação com pormenor, nomeadamente: a observação participante, registos fotográficos, notas de campo e questionário aos Encarregados de Educação (Enc. Educação). Podemos concluir que a implementação deste projeto, com recurso à diversidade de materiais moldáveis, proporcionou o desenvolvimento de competências motoras, expressivas e comunicativas bem como o aumento dos índices motivacionais das crianças para as atividades implementadas.
Within the scope of the Curricular Units of Supervised Teaching Practice II (PES II), of the Master Course in Pre-School Education (EPE) of the School of Education of Viana do Castelo, the project work entitled "Modelar'te" , with a group of 14 children aged three and four, from a kindergarten (JI) located in a parish of Viana do Castelo. It arose with the intention of exploring the subdomain of the Visual Arts focused mainly on promoting diversified activities of modeling to respond to the needs and interests of the children based on the observations made since the beginning of the PES II. Thus, based on children's interests in the modeling area, the project sought to justify and consolidate the value of this technique for children's motor, plastic, sensory and personal development. Research questions were drawn up, which guided its development, namely: - How important is it to diversify moldable materials in a preschool context? - What are the contributions of clay modeling in pre-school education for the development of children? With the use of the Project Work Methodology, several data collection instruments were used, which allowed for the diversified collection of sources, which facilitated the analysis, interpretation and evaluation in detail, namely: participant observation, photographic records, field notes and a questionnaire to the parents. We can conclude that the implementation of this project, with the use of diversity of moldable materials, allowed the development of motor skills, expressive and communicative as well as the increase of the motivational indexes of the children for the implemented activities.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2231
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carina_Abreu.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.