Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2232
Title: “Contributos das artes visuais para a consciência ecológica”
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Moura, Orquídea Ludovina Fonseca da Silva
Keywords: Reciclagem
Artes visuais
Materiais não estruturados
Criatividade
Recycling
Visual arts
Unstructured materials
Creativity
Issue Date: 31-Jul-2019
Abstract: O presente estudo resulta do trabalho realizado, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE-IPVC, com crianças de três a cinco anos de idade. Aborda uma problemática atual relacionada com as preocupações sobre a sustentabilidade do Planeta em que vivemos e sobre o papel da educação pré-escolar no desenvolvimento e sensibilização da “Consciência Ecológica”. Com o presente estudo recorreu-se à exploração de materiais não estruturados e materiais reciclados para a concretização de produtos que sensibilizam para a necessidade de compromisso a curto, médio e longo prazo com o meio ambiente através das artes. Este estudo foi realizado num Jardim de Infância do concelho de Viana do Castelo. De forma a motivar e estimular as crianças pela importância de preservação do meio ambiente, recorreu-se à construção de uma estrutura tridimensional “A Casinha da Reciclagem”. O principal objetivo foi o de alertar para a problemática do lixo produzido e as eventuais soluções existentes para a reutilização e reciclagem de materiais. O trabalho realizado foi desenvolvido através da metodologia de projeto, partindo da necessidade discutida e assimilada em diálogo com as crianças, envolvendo conjuntamente os pais e encarregados de educação nas atividades de recolha de materiais e apoio em todas as fases do projeto. Podemos concluir que houve um aumento da tomada de consciencialização para os problemas ambientais, através da realização/participação nas atividades inerentes a todo o projeto, por parte das crianças e de toda a comunidade educativa. As crianças revelaram-se empreendedoras e criativas, na medida em que contribuíram na resolução de problemas decorrentes da implementação do projeto, ao mesmo tempo que assimilavam a necessidade do dever de sermos mais ativos na preservação do nosso planeta, promovendo ações de mudança no meio escolar e familiar.
The present study results from the work carried out within the framework of the Supervised Teaching Practice Course of the MSc in Pre-School Education of ESE-IPVC, with children from three to five years of age. It addresses a current issue related to concerns about the sustainability of the Planet we live in, and about the role of pre-school education in the development and awareness of "Ecological Consciousness". In the present study we used unstructured and recycled materials for the outcome of products that show awareness for short, medium- and long-term commitment to the environment through arts. This study was carried out in a kindergarten in the city of Viana do Castelo. In order to motivate and stimulate the children for the importance of preserving the environment, we used the construction of a three-dimensional structure "The little house of recycling". The main goal was to alert for the problem of garbage production and possible solutions for the reuse and recycling of materials. The work was developed through the project methodology, discussed and assimilated in dialogue with the children, involving parents in all phases of the project, including collection of materials and other activities. We can conclude that there has been an awareness regarding environmental problems, through the accomplishment / participation in the activities intrisic to the whole project, regarding the children and the community. The children were adventurous and creative, they contributed to solve problems resulted from the implementation of the project, while assimilating the need to be more active in the preservation of our planet, fomenting changing actions in the school and family environment.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2232
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Orquidea_Moura.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.