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Title: Motivação para a prática de atividades de exploração na natureza: as perceções de crianças e pais no contexto do primeiro ciclo do ensino básico
Authors: Gonçalves, Francisco José Miranda
Santos, Fernando de Sousa Ferreira dos
Barreiros, Aurélio Nuno Peixoto
Keywords: Educação física
Família
Motivação
Percursos na natureza
Physical education
Family
Motivation
Outdoor activities
Issue Date: 15-Jul-2019
Abstract: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Diversos estudos têm analisado os efeitos do bloco “Percursos na natureza” nas aprendizagens dos alunos no primeiro ciclo. Verifica-se a importância de integrar pais nestes estudos, pois são responsáveis pela qualidade da prática de percursos na natureza dos seus filhos. Assim, o estudo desenvolvido teve como objetivo analisar as perceções de crianças e pais em relação à motivação para a prática de atividades de exploração na natureza. Os participantes foram 105 alunos do primeiro ciclo do ensino básico de um Agrupamento de Escolas do Concelho de Viana do Castelo e 105 pais. Utilizou-se uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa), em que o instrumento de recolha de dados foi um inquérito por questionário que envolvia questões abertas e fechadas. Este questionário foi construído com o auxílio de um especialista na área de atividades de exploração na natureza e através de uma revisão da literatura. A motivação revelada pelos participantes para a prática de atividades de exploração da natureza deveu-se à possibilidade de (a) promover um estilo de vida ativo e (b) permitir interação com o património natural e histórico. Contudo, também foram referenciadas algumas preocupações e precauções, relacionadas com os incêndios, destruição da fauna e flora, consideradas barreiras para a prática. Assim, este estudo procura contribuir para uma melhor compreensão acerca das estratégias associadas à promoção da prática de atividades de exploração na natureza que podem ser utilizadas nos contextos. Verifica-se que não se aproveita todo o potencial existente neste bloco para proporcionar às crianças um melhor desempenho nas aulas EF. Assim, procurou-se realçar a importância deste bloco para a saúde, visando criar estilos de vida mais ativos, reforçando as componentes emocionais, cognitivas e motoras da aprendizagem.
This report was carried out within the Supervised Teaching Practice (PES) II of the Master's Degree in Preschool and Primary Education. Several studies have analyzed the effects of outdoor activities in nature learning within primary school. It is crucial to include parents in this type of studies because they are responsible for engaging their children in outdoor activities. Therefore, this study aimed to analyze children's and parents' perceptions about their motivation to become involved within outdoor activities. A mixed-methods approach was used (qualitative and quantitative). The participants were 105 students involved in primary school from schools located in Viana do Castelo and 105 parents. Data were collected through a survey. The findings showed that participants motivation to engage in outdoor was based on: (a) the potential to foster a healthy lifestyle; and (b) and because it facilitates interactions with natural and historic elements. However, some concerns emerged as fires and destroying nature were considered potential hazards derived from outdoor activities. Hence, this study provides a better understanding about the strategies used to foster the engagement in outdoor activities in schools. We found that the potential of these activities is not being used to foster better motor performance in physical education. Thus, it is important to highlight the importance of this content for health, a healthy lifestyle and to develop emotional, cognitive and motor skills.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2234
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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