Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2236
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorreia, Anabela da Silva Moura-
dc.contributor.advisorMarques, Gonçalo Nuno Ramos Maia-
dc.contributor.authorTibúrcio, Silvo Lima-
dc.date.accessioned2019-10-29T14:05:31Z-
dc.date.available2019-10-29T14:05:31Z-
dc.date.issued2019-02-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2236-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractA presente investigação pretendeu estudar as contribuições do Projeto Partilha Interdisciplinar a Partir da Capoeira que decorreu na Escola Secundária Armando Napoleão Fernandes, situada na Cidade Assomada, Santa Catarina, ilha de Santiago, de Cabo Verde, com um grupo de 33 alunos de uma turma com problemas de motivação na Escola. O quadro teórico deste estudo incluiu uma revisão de literatura relacionada com a história da escravatura e práticas culturais como a capoeira, negligenciadas nos currículos escolares em geral e da Educação Artística em particular. Com o intuito de testar e avaliar tais práticas culturais a nível da Educação Artística e da Educação Física, numa turma de 5ºano, no 2º ciclo de Educação Básico, desenvolveu-se uma investigação – ação, com recurso a diversos instrumentos de recolha de dados, como observação, diário campo, aplicação de questionário, entrevista semiestruturada e registos audiovisuais. A amostra é constituída por 37 participantes, dos quais 33 são alunos (18 rapazes e 15raparigas), 3 professores (1 investigador de Educação Artística e 2 professores de Educação Física) e 1 convidado com larga experiência na capoeira, que apoiou o referido grupo. Os resultados obtidos evidenciam os efeitos observados e avaliados, a partir da abordagem interdisciplinar de Educação Artística com a Educação Física, que implicou a inclusão de novos conteúdos e estratégias, possibilitando aos alunos vivenciarem atividades escolares relacionadas com a sua história, a história dos instrumentos, movimentos e ritmos musicais característicos da capoeira, a construção e utilização desses instrumentos e coreografias nas salas de aula das duas disciplinas, assim como a ampliação do conhecimento que têm de si e dos outros e por fim, o desenvolvimento de competências inter e intrapessoais. Este Projeto favoreceu a articulação da Escola com a comunidade, possibilitou um melhor conhecimento do passado e concluiu que tal iniciativa constitui um fator de desenvolvimento pessoal e social, fundamental em termos de mudança de comportamentos, valores e atitudes, devendo nós, professores, continuar a investigar formas adequadas de enfrentar os desafios em termos de gestão da heterogeneidade cultural e étnica do nosso contexto escolar.pt_PT
dc.description.abstractThis research intended to study the contributions of the project Interdisciplinary Sharing From capoeira – Armando Napoleão Fernandes School in Cape Verde located in Assomada City, Santa Catarina, Santiago Island, Cabo Verde, with a group of 33 students of a class with motivational problems. The theoretical framework of this study included a literature review related to the slavery history and cultural practices such as Capoeira, neglected in school curricula in general and in Artistic Education in particular. In order to test out and evaluate these cultural practices in Artistic Education and Physical Education, of a 5th grade class, second cycle of basic education, an action research was conducted, using a diversity of instruments to collect data, such as field notes observation, questionnaire application, half structured interview and audiovisual records. The sample is composed by 37 participants, being 33 students (18 boys and 15 girls) 3 teachers (one Art Education researcher and two of Physical Education) and a guest with a large experience in Capoeira who supported the referred group. The findings show evidence of the observed and evaluated effects, from an interdisciplinary approach of Artistic Education and Physical Education which involved the inclusion of new contents and strategies , allowing the students to experience school activities related to the history, the history of the instruments, movements and musical rhythms from Capoeira, the construction and use of these instruments and choreographies in class, of the two subjects, as well as the knowledge extension that have on them and others at last, the development of interpersonal and intrapersonal skills. This project provided the articulation between the school and the community, and it allowed to a better knowledge of the past. Moreover, it concluded that such initiative represents a factor of personal and social development, which is fundamental in terms of behavior, values and attitudes, having us, teachers, the ones who should continue researching adequate forms to deal with the challenges in terms of management of cultural and ethnic heterogeneity of our school context.pt_PT
dc.description.abstractKel trabadju li ta studa kontribuison di prujetu Partilha Interdisciplinar a Partir da Capoeira, ki kontise na skola Armando Napoleão Fernandes, ki ta fika situadu na sidadi di Somada, Santa Katarina, ilha di Santiagu, Kabu-Verdi, k´un grupu di 33 alunus d´un turma ku prublemas di motivason na skola. Pa kel studu li fasedu un rivizon di literatura rilasionadu ku istória di skravatura i prátikas kultural sima kapuera, ki sta fora di kuríkulu di skola en jeral i di idukason artístika en partikular. Ku objetivu di testa i avalia kes prátikas kultural la na idukason artístika i tanbe na idukason fízika, n´un turma di 5ºanu, 2º siklu di idukason báziku, dizenvolvedu un investigason – ason, ku asesu a diferentis instrumentus di rakodji dadus, sima observason, diáriu kanpu, kestionáriu, intrevista simistruturadu i rijistus áudiu-vizual. Amostra e konstituidu pa 37 partisipantis, 33 e alunus (18 rapazis i 15 raparigas) 3 prufesoris (1 investigador di idukason artístika i 2 prufesoris di idukason fízika) i 1 kunvidadu ku txeu sperênsia na kupuera, ki djuda kel grupu li. Rizultadus konsigidu ta mostra efeitus observadu i avaliadu, apartir di abordajen interdisiplinar di idukason artístika ku idukason fízika, ki inplika inkluson di novus kontiúdus i stratéjas, ki ta posibilita alunus vivensia atividadis di skola rilasionadu ku ses istória, istória d´instrumentus, movimentus i ritimus muzikal karakterístikus di kapuera, konstruson i utilizason instrumentus muzikal i koriografia na salas di aula di k´es dos disiplina, i tanbe anpliason di konhesimentu ki alunus ten di ses kabesa e di otus alguen, dizenvolvimentu di konpetênsias inter i intrapesoal. Kel prujetu li favoresi artikulason di skola ku kumunidadi, posibilita un midjor konhesimentu di pasadu i e ta konklui ki kel inisiativa li ta konstitui un fator di dizenvolvimentu pesoal i sosial, fundamental en termus di mudansas di konportamentu, valoris i atitudis, nós,prufesoris, nu debe kontinua ta investiga maneras adikuadus di infrenta dizafius en termus di jeston di eterojeneidadi kultural i étnika di nos kontestu skolar.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectCapoeirapt_PT
dc.subjectEscravaturapt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectCabo Verdept_PT
dc.subjectCapoeirapt_PT
dc.subjectSlaverypt_PT
dc.subjectArtistic educationpt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectCape Verdept_PT
dc.subjectKapuerapt_PT
dc.subjectSkravaturapt_PT
dc.subjectIdukason artístikapt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadipt_PT
dc.subjectKabo-Verdipt_PT
dc.titlePartilha interdisciplinar a partir da capoeira: Escola Armando Napoleão Fernandes Cabo Verdept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Artísticapt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineArtes e Humanidadespt_PT
dc.identifier.tid202192547pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvo_Tiburcio.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.