Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2247
Title: A prática do jogo teatral no 2º ciclo – ensino básico obrigatório Cabo Verde: caso da Praia
Authors: Pontes, Adalgisa Castro Maia
Ramos, Jorge Amílcar Spencer
Andrade, Alcinda Ivete Évora
Keywords: Educação artística
Expressão dramática
Jogo teatral
Arts education
Dramatic expression
Theatrical game
Idukason artistiku
Spreson dramatiku
Djoju di tiátu
Issue Date: 2-Sep-2019
Abstract: A Educação Artística é uma das grandes áreas que faz parte do currículo educativo de Cabo Verde sendo que, a Expressão Dramática/Teatro é parte integrante do currículo da Educação Artística no 2º Ciclo do Ensino Básico Obrigatório (EBO). Todavia, nem sempre esta área é assumida com a importância que merece, surgindo, muitas vezes, como subsidiária das outras áreas e com uma existência residual nas práticas letivas dos professores do 2º Ciclo. O objetivo deste estudo foi contribuir para conhecer e analisar a prática dos Jogos Teatrais na Escola Secundária Polivalente, situada na cidade da Paria (Cabo Verde). Deste modo foram estudadas as práticas e as conceções dos professores do 2º Ciclo (EBO), no 7º ano, relativamente o Jogo Teatral e identificadas o tipo de articulação que os professores estabelecem entre a Expressão Dramática/ Jogo Teatral e as outras áreas curriculares. A primeira parte tem como propósito abordar questões pertinentes sobre a Educação Artística, apresentando uma reflexão sobre a importância da mesma, bem como ponderar sobre a pertinência dos Jogos Teatrais no contexto educativo e a sua contribuição para o desenvolvimento integral, harmonioso e solidário do indivíduo. A segunda parte salienta-se a metodologia de Estudo de Caso numa abordagem qualitativa, com o intuito de explorar e descrever o interesse dos alunos. Foram utilizados a entrevista semiestruturada, observação direta e questionário como técnicas e instrumentos de recolha de dados. Concluímos que os professores relegam a área Educação Artística e, principalmente, a linguagem da Expressão Dramática/Teatro para segundo plano, em relação às outras áreas, embora lhes reconheçam valor educativo, nomeadamente para a formação social, emocional, cognitiva e cultural do aluno. Reconhecem a importância da prática dos jogos teatrais (JT) na educação para a fruição e para o desenvolvimento integral dos alunos. Estão também conscientes da necessidade de mais formação, nomeadamente no que tangue à área da Expressão Dramática e à prática do JT. De acordo com os docentes, a área de Expressão Dramática/Teatro está no currículo e não há propostas claras sobre a interdisciplinaridade com o mesmo, apesar de que por vezes, de forma informal existem tentativas de se trabalhar de forma interligada às áreas de Expressão Musical e Educação Física e de Historia e Geografia de Cabo Verde.
Artistic Education is one of the great areas that is part of the educational curriculum of Cape Verde, and the Dramatic Expression / Theater is an integral part of the Curriculum of Artistic Education in the 2nd Cycle of Basic Education Mandatory (EBO). However, this area is not always assumed with the importance it deserves, often appearing as a subsidiary of other areas and with a residual existence in the teaching practices of the 2nd cycle teachers. The objective of this study was to contribute to the knowledge and analysis of the practice of the Theatrical Games at the Polyvalent High School, located in the city of Praia (Cape Verde). In this way, the practices and concepts of the teachers of the 2nd Cycle (EBO) in the 7th year were studied, regarding the Theatrical Game and identified the type of articulation that the teachers establish between the Dramatic Expression / Theatrical Play and the other curricular areas. The purpose of the first part is to address pertinent questions about Artistic Education, presenting a reflection on the importance of the same, as well as considering the relevance of the Theatrical Games in the educational context and their contribution to the integral, harmonious and solidary development of the individual. The second part emphasizes the methodology of Case Study in a qualitative approach, with the intention to explore and describe the interest of the students. The semi-structured interview, direct observation and questionnaire were used as techniques and instruments for data collection. We conclude that teachers relegate the area of Art Education and, mainly, the language of Drama Expression / Theater to the second level, in relation to other areas, although they recognize educational value, especially for the social, emotional, cognitive and cultural formation of the student. They recognize the importance of the practice of theatrical games (JT) in education for the enjoyment and integral development of students. They are also aware of the need for more training, especially in the area of Dramatic Expression and JT practice. According to the teachers, the area of Dramatic Expression / Theater is in the curriculum and there are no clear proposals on the interdisciplinarity with the same, although at times, in an informal way there are attempts to work in an interconnected way to the areas of Musical Expression and Physical Education and History and Geography of Cape Verde.
Idukason artístiku e un di kes grándi ária ki ta faze párti di kurikulu idukativu di Kabu Verdi y spreson dramátiku/tiátu ta faze párti di kurukulu di idukason artistiku na sujundu siklu di nxinu básiku obrigatoriu (EBO). Ma nen senpri kel ária li e asumidu ku inportánsia ki e ta merese, undi ki ta surji, txeu bes, otus árias ki e ta djuda prinsipalmenti na prátika di prusoris di 2º siklu. Objetivu des studu li e kontribuiba pa kónxi y analiza prátikas di djogu di tiátu na skóla sikundáriu polivalenti, ki ta fika na sidádi di Praia (Kabu Verdi). Des forma li studadu prátika y idéias di prusoris di 2º siklu (EBO), na 7º anu, na djogu di tiátu y identifika tipu di artikulason ki prusoris ta faze entri spreson dramátiku/djogu di tiátu ku otus árias kurikular. Primeru párti idéia e trata kiston inportánti sobri idukason artistiku, aprisenta un riflekson sobri si inportánsia y si kontributo pa dizénvolvimentu integral, armóniosu y solidáriu di individu. Sijundu párti mostra metudolojia di studu di kázu na abordajen kualitativa, ku obujetivu di splora y diskreve interesi di alunu. Utilizadu intrivista simi-struturadu, obuservason diretu y aplikason di kistionáriu komu teknika y strumentu di rikodja dadus. Nu konklui ma prusoris ta manda idukason artistiku y prinsipalmenti linguajen di spreson dramátiku/tiátu pa sujundu planu, si nu konpara ku kes otus ária, inbora es ta rikonhesi si valor na idukason, pur izénplu na formason sosial, imusional, intelekitual y kultural di alunu. Es ta rikonhesi tanbé inportánsia di djogu di tiátu (JT) na idukason pa dizenvolve na totalidadi un alunu. Es sta ku idéia klaru di nisisidadi di más formason pur izénplu na ária di spreson dramátiku na prátika di djogu di tiátu. Sujundu prusoris di spreson dramátiku/tiátu fla ma sta kurikulu mas ma ka ten pruposta klaru sobri si ligason ku otus disiplina, apizar di al vez, di forma informal ta ten algun tentativa di trabadja-l ligadu ku árias di spreson musikal, idukason fisika ku stória y giojrafia di kabu verdi.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2247
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alcinda_Andrade.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.