Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2252
Title: Envelhecimento, desempenho cognitivo e qualidade de vida: um estudo sobre programas públicos de intervenção comunitária
Authors: Bastos, Maria Alice Martins da Silva Calçada
Veiga, José Miguel Gomes Costa
Alves, Antónia Sofia Torres
Keywords: Desempenho cognitivo
Qualidade de vida
Avaliação de programas e projetos
Envelhecimento bem-sucedido
Gerontologia Social
Cognitive performance
Quality of life
Programmes and projects evaluation
Successful aging
Social Gerontology
Issue Date: 26-Jul-2019
Abstract: Contexto e objetivo: O envelhecimento é um fenómeno que tem vindo a crescer à escala global. Em termos teóricos assiste-se a uma grande diversidade, muito embora se observe algum consenso relativamente ao envelhecimento como processo ao longo da vida (Bengtson, V. L., & Settersten, 2016; Settersten & Godlewski, 2016). O funcionamento cognitivo ao longo da vida adulta apresenta um conjunto de alterações passiveis de observação no comportamento das mecânicas e pragmáticas da inteligência. Estas mudanças envolvem a interação Biologia-Cultura, sendo que Baltes (1997) estabelece três pressupostos fundamentais: (1) os benefícios da seleção evolutiva diminuem com a idade; (2) a necessidade de cultura aumenta com a idade; e (3) a eficácia da cultura para compensar as perdas biológicas diminui com a idade. E daí a necessidade de otimização seletiva com compensação (SOC). Sendo o sistema cognitivo processo e resultado da Cultura, com o envelhecimento a probabilidade de compensação das perdas vai diminuindo. Por seu turno, a OMS (1994) define a qualidade de vida como a perceção que o indivíduo tem da sua posição na vida dentro do contexto da sua cultura e do sistema de valores de onde vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Neste contexto os Programas Públicos de Intervenção Comunitária (PIC) levados a cabo pelas Autarquias, pode ser uma das formas de contribuir para melhorar o desempenho cognitivo e a qualidade de vida em pessoas mais velhas. Face ao exposto, estabeleceu-se objetivos deste estudo: (a) caracterizar os participantes dos PIC e (b) comparar o desempenho cognitivo e a qualidade de vida dos participantes PIC com participantes que não frequentam este tipo de Programas. Método: Este estudo de natureza quantitativa inclui 52 adultos que frequentam PIC, emparelhados em termos de género e grupo etário com o mesmo número de adultos que não participa neste tipo de Programas (n = 52; grupo de comparação). A recolha de dados foi efetuada através de: (1) Questionário de Participação Social elaborado para o efeito (Bastos, Pimentel, Silva, Monteiro & Faria, 2018); (2) versão portuguesa do MMSE (Folstein, Folstein & McHugh, 1975) e (3) versão portuguesa da escala de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-Bref; WHOQOL Group, 1998), para além de um questionário sociodemográfico. Resultados: Em termos globais, os participantes (n=104) apresentam uma média de idade de 73 anos (M=72,6 dp=5,9), predominantemente mulheres (80,8%), maioritariamente casados (61,5%) e com escolaridade reduzida (escolaridade até 6 anos - 89,5%). Em termos de desempenho cognitivo, considerando a escolaridade e grupo de pertença, observa-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre grupos (X² (5) = 11,15; p<0,05). A análise do teste Post Hoc LSD confirmou a tendência para valores mais altos do MMSE com o aumento da escolaridade. Igualmente, analisando os resultados do MMSE segundo a idade e o grupo de pertença, verifica-se que existe uma tendência para a pontuação do MMSE diminuir em idades mais avançadas. Quanto à qualidade de vida em função de grupo de pertença, constatou-se uma diferença estatisticamente significativa, na qualidade de vida geral (t (102) = 2,366; p=0,020), sendo que, ao contrário do esperado, o grupo de comparação apresentou pontuações superiores ao grupo PIC. A análise das diferenças de género e grupo de pertença nos vários domínios da qualidade de vida evidenciou a existência de diferenças significativas no domínio psicológico (X² (3) = 8,912, p= 0,030). O teste Post Hoc LSD para comparações múltiplas, em relação a este domínio demonstrou que no grupo de comparação os homens pontuam mais alto do que as mulheres (p=0,015). Conclusão: Os resultados deste estudo sugerem que há uma tendência para o desempenho cognitivo diminuir com a idade, sendo que os valores mais altos estão associados a maior escolaridade. Quanto à qualidade de vida, observa-se que o grupo de comparação pontua mais alto do que o grupo PIC, sendo que em termos de género os homens pontuam mais alto que as mulheres. Em termos de investigação futura, é necessário prosseguir estudos neste domínio, de modo a esclarecer o potencial dos Programas Públicos de Intervenção Comunitária para promover a qualidade de vida e bem-estar das populações.
Context and aims: Aging is a globally growing phenomenon. Theoretically, there is a great diversity, although there is some consensus regarding aging as a process throughout life (Bengtson & Settersten, 2016; Settersten & Godlewski, 2016). Cognitive function throughout adult life exhibits a set of alterations reflected in the mechanics and pragmatics of intelligence. These alterations involve Biology-Culture interaction, Baltes (1997) establishes three fundamental principles: (1) evolutionary selection benefits decrease with age; (2) the need for culture increases with age; (3) the efficacy of culture to compensate biological losses decreases with age. Hence, the need for selective optimization with compensation (SOC). Given that the cognitive system is a process and outcome of Culture, with aging, the probability of loss compensation decreases. In turn, WHO (1994) defines quality of life as an individual’s perceptions of their position in life in the context of the culture and value systems in which they live and in relation to their goals, expectations, standards and concerns. In this context, Community Intervention Programmes (CIP) implemented by municipalities may be one of the ways to promote cognitive function and quality of life in the elderly. In view of above, this study aims to: (a) characterize the participants of the CIP and (b) compare the cognitive performance and quality of life of CIP participants with participants that don´t attend this type of programs. Methods: This quantitative study involves 52 adults attending CIP (CIP group) paired, in terms of gender and age, with the same number of adults that do not participate in this type of Programmes (n=52; comparison group).Data were collected through a Social Participation Questionnaire (Bastos, Pimentel, Silva, Monteiro & Faria, 2018), the Portuguese MMSE version (Folstein, Folstein & McHugh, 1975) and the portuguese version of the World Health Organization Quality of Life Assessment Instrument (WHOQOL-Bref; WHOQOL Group, 1998), beyond a sociodemographic questionnaire. Results: Globally, participants (n=104) exhibited a mean age of 73 years (M=72,6 dp=5,9), predominantly women (80,8%), married (61,5%) and with reduced educational level – up to 6 years of education (89,5%). Regarding cognitive performance, taking educational level and study group into account, there are statistically significant differences between groups (X² (5) = 11,15; p<0,05). LSD Post Hoc test analysis confirmed a tendency to higher MMSE values with higher educational level. An analysis of MMSE scores according to age and study group reveals a tendency to lower MMSE scores in older ages. In what concerns quality of life according to study group, there is a statistically significant difference regarding global quality of life (t (102) = 2,366; p=0,020). Contrary to expected, the comparison group displayed higher scores than the CIP group. An analysis regarding gender and study group differences in the several quality of life domains showed significant differences in the psychological domain (X² (3) = 8,912, p= 0,030). The LSD Post Hoc test revealed that, regarding the psychological domain, in the comparison group, men displayed higher scores than women (p=0,015). Conclusion: Results suggest a tendency to worse cognitive performance in older ages, with better scores associated with higher educational level. In what concerns quality of life, the comparison group displays better scores than the CIP group and men have better results than women do. In terms of further research, is needed to continuum to study this subject in order to clarify the potential of Public Community Intervention Programs to promote the quality of life and well-being of populations.
Description: Dissertação de Mestrado em Gerontologia Social apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2252
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonia_Alves.pdf894.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.