Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2253
Title: Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no pré-escolar
Authors: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Lomba, Rita Chavarria da
Keywords: Cinco sentidos
Brincar
Pré-escolar
Ciências físicas
Órgãos dos sentidos
Five senses
Play
Preschool
Physical sciences
Sense organ
Issue Date: 17-Jul-2019
Abstract: Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e, relata percurso pedagógico no âmbito da vertente prática e investigativa. O estudo de investigação “Brincar com os cinco sentidos: uma exploração sensorial no Pré-Escolar” centra-se na área do conhecimento do mundo (ciências) e, realizou-se num jardim de infância do distrito de Viana do Castelo, com um grupo de 17 crianças com 2 e 3 anos de idade. Os objetivos do estudo centram-se em: identificar quais das atividades desenvolvidas com as crianças que se mostraram mais eficazes na identificação dos diferentes sentidos; identificar de que forma a exploração da funcionalidade de cada órgão dos sentidos permitiu fazer a correta correspondência órgão/sentidos; avaliar a alteração dos conhecimentos das crianças antes e após a realização das atividades; avaliar de que forma o brincar promoveu ou não a aprendizagem das crianças sobre os sentidos e os órgãos dos sentidos. Para o efeito foram definidas duas questões de investigação: 1) Pode-se promover o desenvolvimento dos cinco sentidos e correta identificação dos respetivos órgãos, através do brincar? 2) Como? A metodologia adotada centra-se num estudo de caso, de cariz qualitativo de paradigma interpretativo. Foram utilizados como métodos de recolha de dados, minientrevistas, atividades, fotografias e gravações áudio. Os resultados obtidos apontam que a intervenção desenvolvida alcançou um impacto positivo, onde é possível constatar que as crianças desenvolveram os seus conhecimentos relativamente à temática dos cinco sentidos, mais concretamente a capacidade de nomear os nomes e funções, identificar e contabilizar os órgãos e os cinco sentidos. Contudo, constatou-se que algumas dificuldades apresentadas desde o início prevaleceram, nomeadamente a dificuldade em nomear os cinco sentidos. Verificou-se ainda que a realização de atividades, tendo como base o brincar, tem influência nas aprendizagens das crianças.
This report was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice II of Master’s Degree in Pre-School Education and relates the pedagogical and research course within the scope of the practical side. The research project "Play with the five senses: in preschool sensory exploration" focuses on the world's knowledge area (science) and is carried out in a kindergarten in Viana do Castelo district with a group of 17 children with 2 and 3 years of age. The objectives of the study are: to identify which of the activities developed with the children that have proven most effective in identifying the different senses; identify how the exploration of the functionality of each organ of the senses allowed to make the correct correspondence organ / senses; assessing children's knowledge changes before and after the activities; to evaluate how play has promoted or not the children's learning about the senses and the sense organs. For this purpose two research questions were defined: 1) Can one promote the development of the five sense and correct identification of the respective organs through play? 2) How? The methodology adopted is centered on a case study, with a qualitative character of an interpretative paradigm. Were used as methods of data collection, mini-reports, activities, photographs and video recordings. The results show that the intervention developed had a positive impact, where it is possible to observe that the children developed their knowledge regarding the theme of the five senses, namely the ability to name names and functions, identify and account for organs and five. However, it has been found that some of the difficulties presented since the beginning have remained the same, namely the difficulty in naming the five senses. It was verified that still the accomplishment of activities, based on the play, has influence in the learning of the children.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2253
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rita_Lomba.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.