Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2262
Title: O design de comunicação como veículo de criação de uma identidade visual para o Alto-Minho
Authors: Abreu, Marine Afonso de
Advisor: Gonçalves, Ana Filomena
Faria, Pedro
Keywords: Design de comunicação;Identidade visual;Alto-Minho;Ex-libris;Communication design;Visual identity
Issue Date: 29-Oct-2019
Abstract: O presente projeto estende-se à área do Design de Comunicação e tem como objetivo último, a conceção de uma identidade visual representativa do AltoMinho, com a parceria da empresa Blisq Creative. A identidade visual é um instrumento de comunicação e também uma estratégia crescentemente adotada por vários tipos de entidades, cujo um dos fatores benéficos é o acréscimo de valor. Ora, tendo por objetivo divulgar uma região por meio deste método, é proposto identificar e selecionar ex-libris presentes no território, passíveis de serem representados e unificados numa só imagem. Os ex-libris representam sobretudo as singularidades intrínsecas a cada município da região e, resultam como polos diferenciadores para a construção da identidade. Este trabalho divide-se essencialmente em duas partes. A primeira parte apresenta um enquadramento teórico sobre o tema da identidade visual, seguido da análise de dois casos de estudo e da análise de dois processos gráficos de autores. A segunda parte inicia-se com o estudo do contexto e prossegue com a descrição de todo o desenvolvimento projetual até à solução final. Este projeto, por meio de uma metodologia de design, pretende responder ao enunciado inicial da empresa parceira e, expor uma perspetiva diferente do Alto-Minho através de um modelo contemporâneo de comunicação cada vez mais utilizado.
The present project extends to the area of Communication Design and has as its ultimate goal, the design of a visual identity representative of Alto-Minho, with the partnership of the company Blisq Creative. The visual identity is an instrument of communication and also a strategy increasingly adopted by various types of entities, whose one of the beneficial factors is the addition of value. For the purpose of disseminating a region by means of this method, it is proposed to identify and select ex-libris present in the territory, which are passible to be represented and unified in one image. The exlibris mainly represent the intrinsic singularities of each municipality in the region and, result as differentiators poles for the construction of identity. This work is essentially divided into two parts. The first part presents a theoretical framework on theme of visual identity followed by the analysis of two case studies and the analysis of two graphic processes of authors. The second part begins with the study of the context and proceeds with the description of all the projectual development to the final solution. This project, through a design methodology, intends to respond to the initial briefing of the partner company and to expose a different perspective of Alto-Minho through a contemporary model of communication increasingly used.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2262
Appears in Collections:DES - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marine_Abreu.pdf6.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.